pHmetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Phmetro existe em muitas escalas,originalmente usado para produção de tabaco.

Um pHmetro.

O pHmetro ou medidor de pH é um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciado em cada soluções de calibração. Para que se conclua o ajuste é então calibrado em dois ou mais pontos. Normalmente utiliza-se tampões de pH 7,000 e 4,005. Uma vez calibrado estará pronto para uso. A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão (usualmente em milivolts) que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala de pH. O aparelho faz essa conversão, tendo como uma escala usual de 0 a 14 pH. Seu uso é comum em qualquer setor da ciência que trabalhe com soluções aquosas. É utilizado na agricultura, tratamento e purificação da água, fabricação de papel, indústria petroquímica, na produção e desenvolvimento de medicamentos, fabricação de alimentos, entre outros.[1]

Tipos de pHmetro[editar | editar código-fonte]

Existem quatro tipos de pHmetro:

pHmetro de bancada[editar | editar código-fonte]

É indicado para trabalhos que requerem controle ou monitoramento do pH, tensão e temperatura. Tem ainda como diferencial a indicação e compensação automática de temperatura.

pHmetro de bolso[editar | editar código-fonte]

Substitui o papel pH e possui compensação automática de temperatura.

pHmetro portátil[editar | editar código-fonte]

Utilizado geralmente em indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, açucareiras e etc. Este tipo de pHmetro é ideal para determinar o pH do material no local da medição, evitando assim problemas ou erros por contaminação.

pHmetro digital[editar | editar código-fonte]

Mais utilizado em trabalhos de pesquisa e rotina do laboratório, o pHmetro digital possui alta precisão nos resultados.

Calibração do pHmetro[editar | editar código-fonte]

O pHmetro deve ser calibrado de acordo com os valores referenciados nas soluções de calibração. A freqüência de calibração do pHmetro depende da freqüência de medições e da qualidade do aparelho. Quando o pHmetro é estável e as medições são freqüentes, não há necessidade de calibração diária. Caso as medições sejam feitas ocasionalmente, o mais indicado calibrar sempre o aparelho antes do uso.

Notas e referências

  1. OPS. Manual de mantenimento para equipo de laboratório. Washington, D. C. 2005. ISBN 92 75 32590-1

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.