Pastoral da Juventude Rural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de PJR)

A Pastoral da Juventude Rural (PJR), que contribui na organização da juventude camponesa no Brasil, está ligada a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Tem como pauta reivindicações para a melhoria de vida da juventude rural, de caráter progressista ou de esquerda, atuando junto com outros movimentos sociais do campo. Por outras palavras, a Pastoral da Juventude Rural é um serviço a serviço da juventude camponesa com o intuito de fazer do campo um lugar com condições dignas de sobrevivência.

Assim como a Comissão Pastoral da Terra, a PJR é uma Pastoral Social da Igreja Católica. Participa também da Via Campesina.

De acordo com o sítio da PJR:

"Evangelizar os jovens e adolescentes empobrecidos da roça, despertando a consciência do ser pessoa, do ser cidadão e cidadã, da classe a que pertencemos, resgatando o sentido cristão de suas opções de vida e vivenciando, nas práticas cotidianas, os mandamentos de Jesus Cristo, Mestre e Irmão."[1]

Surgiu em 1983, no Rio Grande do Sul, com o apoio da Frente Agrária Gaúcha. Em 1989, realizou sua primeira Assembleia Nacional.

No Plano Trienal 2002-2004:

  • tinha os seguintes projetos específicos:
  1. "Educação para a Cidadania" (voltada para a realidade rural);
  2. "Trabalhar e Resgatar a Esperança do Jovem da Roça" (valorização da identidade do jovem rural);
  3. "Produção Alternativa – Agro-ecológica e auto-sustentação do Jovem Rural";
  4. "Articular-se com Movimentos e Entidades do Campo Estabelecendo Parcerias" (Reforma Agrária, campanha contra transgênicos, etc.); e
  5. "Missão Jovem nas zonas rurais";
  • no âmbito da formação, tinha os seguintes projetos específicos:
  1. "Processo de Educação da Fé";
  2. "Formação Profética e Missionária"; e
  3. "Valorização da Cultura da Roça".
  • no âmbito da formação, tinha os seguintes projetos específicos:
  1. "Espiritualidade e Mística da Terra";
  2. "Realização de Ano celebrativo do Jovem da Roça"; e
  3. "A adaptação do Projeto Ser Igreja no Novo Milênio – SINM – para a realidade do jovem rural".[2]

Referências

  1. Sítio da Pastoral da Juventude Rural. «Objetivo Resumido da PJR». Consultado em 4 de fevereiro de 2009. Arquivado do original em 5 de março de 2009 
  2. JOVENS EM MOVIMENTO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL[ligação inativa], acesso em 12 de março de 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.