PLIB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
PLIB
Desenvolvedor Steve Baker
Versão estável 1.8.5 (novembro de 2006 (7–8 anos))
Sistema operativo Multiplataforma
Licença LGPL
Página oficial plib.sourceforge.net.

PLIB é um conjunto de bibliotecas de código aberto portátil para jogos de computador originalmente escrito por Steve Baker em 1997 e licenciado sob a LGPL.

PLIB inclui efeitos de som, música, uma completa engine 3D, renderizador de fonte, uma biblioteca de janelas simples, um linguagem de script para jogos, uma GUI, networking, biblioteca matemática 3D e uma coleção de funções úteis. Todos sao 100% portáveis em quase todas as modernas plataformas de computação. Cada componente da biblioteca é razoavelmente independente dos outros para promover a substituição por outras bibliotecas como a SDL ou FLTK.

PLIB tem sido utilizado por muitos projetos[carece de fontes?] (e não todos os jogos, e não todos os código-fonte aberto) mas não manteve o ritmo com a evolução técnica que aconteceu após a sua concepção original (por exemplo, a tecnologia shader), por isso está desatualizado e é raramente utilizado para novos projetos.[carece de fontes?] Embora hoje em dia há melhores alternativas portáteis e open source para todos os seus componentes que estão à disposição, um conjunto abrangente de bibliotecas similar ainda está faltando.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site oficial do PLIB (em inglês)