POCCC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

POCCC é uma sigla utilizada em administração que representa as cinco funções do administrador definidas por Jules Henri Fayol:

- Planejar(o P, da sigla) - Atividade(Projeto atividade) de estabelecer metas, objetivos e Resultados para o futuro. Envolve prever, decidir antecipadamente, elaborar alternativas e definir métodos de trabalho para que se alcancem os Resultados esperados, que darão consecução a novas formas futuras.

- Organizar(o O, da sigla) - Definir como utilizar os recursos e estruturar a organização em Atividades(Projetos atividades), elaborando seu organograma, de forma que possa alcançar seus objetivos.

- Controlar(o primeiro C, da sigla) - Acompanhar as Atividades(Projetos atividades) de forma a verificar se os planos estão sendo executados adequadamente.

- Coordenar(o segundo C, da sigla) - Estabelecer as prioridades e as sequências das Atividades(Projetos atividades).

- Comandar(o terceiro C, da sigla) - Dirigir e Liderar pessoas nas Atividades(Projetos atividades).

Devemos lembrar sempre que o POCCC acima definido, ou sejam as 5(cinco) letras iniciais dos Projetos atividades acima compreendidos segundo o original de Fayol, devem interagir entre si pela ordem matemática, segundo exigência de Fayol. Devem portanto, serem considerados como VETORES MATEMÁTICOS e/ou SETAS(orientadas no tempo, espaço e ordem de realização) de um Projeto atividade maior, como na matemática vetorial, em que os diversos VETORES compõem necessariamente uma RESULTANTE, que dará consecução a outras obras.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Lacombe, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9


Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios