POS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

POS ou PoS é um ponto de venda ou ponto de serviço (do inglês: Point of Sale ou Point of Service). Pode uma caixa registradora em uma loja, ou outro local onde ocorre uma transação de venda. Pode também indicar máquinas de cartão de crédito e outros terminais eletrônicos de vendas. Sistemas de POS são usados em restaurantes, hotéis, estádios, casinos, além de lojas de varejo. Em suma, se algo pode ser vendido, existe um sistema POS.

O baixo custo e os novos recursos implementados aos terminais POS tem criado novas formas de uso e ampliado a cadeia de valor dessas maquininhas. Atualmente já se vê no Brasil os terminais POS sendo utilizados em vendas de ingressos com emissão do ingresso pela própria máquina, de forma on-line, também é possível comprar créditos para telefones celulares pré-pagos, tickets para estacionamentos, leitura de medidores água e esgoto nas residências com emissão da conta em tempo real, jogos eletrônicos como a zoo-loteria (popular "jogo do bicho"). Um terminal POS também pode ser usado para serviços de recebimento de contas, apontamento de informações em controle de registro de ponto eletrônico, para coleta de dados por profissionais que trabalham com vendas de produtos porta-a-porta, entre outras funções.

O que permite ampla utilização de terminais POS é o fato de que, atualmente, tais terminais, além de serem compactos e móveis, usando baterias de longa duração, dispõem de comunicação sem fio e grande capacidade de armazenamento, além de teclado numérico, display, impressora térmica e leitores de cartões magnéticos e chipados.

O POS utiliza uma linha telefônica ou conexão GPRS para comunicação, e os cupons das vendas são impressos pelo próprio POS, dependendo do tipo de equipamento utilizado na transação, não sendo necessário o uso de um computador, automação comercial ou ECF.

Um exemplo claro de um POS são máquinas de pagamento de cartões de crédito, sistemas que contabilizam a venda e emitem nota fiscal ou mesmo as máquinas de VR.

Constituição do POS[editar | editar código-fonte]

Normalmente um POS é constituído por:

  • computador, na maioria das vezes com monitor TouchScreen (Sensível ao toque),
  • um pequeno mostrador digital (onde aparecerá o valor a pagar pelo cliente),
  • uma caixa de dinheiro e,
  • uma impressora de talões.

Enlaces Externos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]