IBM Personal System/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de PS/2)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
PS/2 baseado em 80386

Personal System/2 ou PS/2 foi um sistema de computador pessoal criado pela IBM em 1987 com um conjunto de interfaces próprias. Um "computador PS/2" tinhas inúmeras vantagens em relação ao PC tradicional, como equipamento (hardware) homologado e todos os drivers escritos pela IBM e um sistema operacional próprio rodando nele o OS/2.

PS/2 foi pensado como um computador de aplicações comerciais e financeiras. Na época havia um ecossistema de padrões incompatíveis dificultando a adoção do PC em aplicações de pequeno porte. A primeira versão foi lançada em 1987 com o processador 8087 a 8Mhz. Posteriormente foram lançados 80286 (1990) e 80386 (1992).

O PS/2 foi o pioneiro na introdução de vários padrões PC difundidos anos depois pela plataforma. Introduziu o formato VGA (640x480) de varredura progressiva, o padrão VESA, o mouse de 3 botões, o disquete 3.5" de alta densidade (1,44 MB), as memórias RAM SIMM e as interfaces de entrada/saída PS/2 que são utilizadas até hoje.

Portas PS/2

Os conectores PS/2 são usados até hoje em PCs modernos desafiando a praticidade do USB.

Placa-mães, mouses e teclados usam esta interface por ocuparem menos espaço e liberar as conexões USB para periféricos.

Em 1997 foram definidas cores para os padrões de entrada/saída dos PCs e os conectores PS/2 ganharam as cores lilás para teclado e verde para mouse.

Sistemas operacionais[editar | editar código-fonte]

PS/2 vinha com OS/2 instalado de fábrica mas também era compatível com MS-DOS, PC-DOS, Microsoft Xenix e Microsoft Windows (versões 2.0 e 3.0). A IBM lançou também uma versão do AIX um sistema derivado do UNIX.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um tipo de computador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.