PS2 Linux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Linux para PlayStation 2  v  e 

Captura de tela
Conjunto GNU/Linux a rodar Window Maker.
Desenvolvedor Sony Computer Entertainment
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançado em 2002 (11–12 anos)
Família GNU
Núcleo Linux
Interface Window Maker
Licença GNU GPL / Outras
Estado do desenvolvimento Decorrido
Website playstation2-linux.com (em inglês) , acessado pela última vez há 239 semanas
Origem comum  Estados Unidos
Portal do Software Livre

PS2 Linux é um kit disponibilizado para PlayStation 2 pela Sony Computer Entertainment em 2002, contendo um disco rígido de 40GB, teclado, mouse, adaptador VGA, adaptador de rede (ethernet) e uma distribuição GNU/Linux. Tentando assim transformar o PlayStation 2 num computador rodando em cima de um software livre. Foi lançado no Japão e nos Estados Unidos, mas posteriormente foi retirado do mercado nos EUA por falta de vendas. Na imagem ao lado vc ve o Setup do LuTzz

Compatibilidade dos modelos[editar | editar código-fonte]

Apenas o modelo SCPH-30000 do PlayStation 2 é compatível oficialmente com o kit.

Os modelos da série SCPH-50000 somente funcionam com um driver de Ethernet atualizado, que deve ser transferido para o disco rígido do Playstation 2 por meio de um modelo mais antigo de PS2, ou um computador com Linux que tenha uma porta IDE livre para conectar o disco rígido temporariamente. Ambos os métodos envolvem a troca de discos rígidos; e o segundo envolve abrir o gabinete de PC.


Outro detalhe é que os DVDs de instalação do Linux são codificados por região, como todos os jogos do PlayStation 2. Discos americanos, japoneses e europeus só funcionam em consoles das respectivas regiões. Mas é possível usando um bom chip de destravamento que tenha AutoBoot e Descodificação de Região. Os melhores chips que fazem isso são o Matrix Infinity ORIGINAL 1.93 e Thunder Pro II Gold ORIGINAL.

Composição do PS2 Linux Kit[editar | editar código-fonte]

Reprodutor de mídia Xine no PS2 Linux
Reprodutor de mídia Xine no PS2 Linux
 
Conteúdos do PS 2 Linux
Conteúdos do PS 2 Linux

PS2 Linux kit foi disponibilizado por um tempo no website do PlayStation, e custava $199. Era composto por:

Equipamentos requeridos mas que não são incluídos no Kit:

  • 2 cartões de memória de 8MB para PS2 (como recomendado pelo manual)
    • Um como cartão de boot
    • Outro como catão de backup do boot
      • Se você não tem NENHUM save no Memory use só um mesmo.
  • 1 monitor que suporte a função Sync-on-Green

Sobre o processo de instalação[editar | editar código-fonte]

Com todo o equipamento necessário, o processo de instalação é projetado para ser muito simples. Estima-se de 20 minutos a 1 hora para a instalação ser completada, dependendo das configurações de software escolhidas.

Uma vez concluída a instalação, pode-se iniciar o X Window. O início requer que se tenha um cartão de memória PS2 de 8MB conectado na porta 1, mouse, teclado, monitor (ou aparelho de TV, se seguiu-se a instalação cega documentada no site da comunidade do PS2 Linux) e o PS2 Runtime DVD (disco 1) no drive).

Se o cartão de memória contendo o boot for trocado por um outro convecional com salvamentos de jogos, ainda será possível iniar um jogo PS2 sem remover o disco rígido e a placa de rede.

A dificuldade de uso com monitores de vídeo convencionais[editar | editar código-fonte]

Achar monitores que suportem Sync-on-Green pode ser difícil. Todos os monitores de vídeo suportam entrada VGA, mas nem todos possuem SoG.

O PS2 Linux Community Website mantém um banco de dados com uma lista de monitores suportados. Os membros do site podem declarar ali se os monitores que eles testaram funcionaram ou não. São fornecidos o modelo, o fabricante, e se há algo especial a se ter ou fazer para que o equipamento funcione (exemplo: dar boot no PS2 antes de ligar o monitor).

Uma saída criativa inventada pela comunidade foi documentar uma maneira de instalar cegamente, ou seja, sem um monitor, without a monitor). Isto para o caso de não se ter um monitor mas se poder eventualmente ter coisas trabalhando com seu televisor.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.