PSP Go!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de PSP Go)
Fabricante Sony Computer Entertainment
Família do
produto
PlayStation
Tipo Console portátil
Geração 7ª geração
Lançamento Estados Unidos/União Europeia 1 de outubro de 2009
Japão 1 de novembro de 2009
Descontinuado
Estados Unidos janeiro de 2014
Mídia Digital
CPU Allegrex R4000 MIPS 333MHz
Capacidade de
armazenamento
Memory Stick Micro M2, 16 GB de memoria flash interna
Gráficos Media Engine 166 MHz 4MB/2MB
Conectividade Wi-Fi 802.11b, USB 2.0, Bluetooth
Serviços
on-line
PlayStation Network
Antecessor PSP
Sucessor PS Vita

PSP Go (também chamado de PSPgo ou PSP go, modelo PSP-N1000) é a versão mais recente lançada do PlayStation Portable feito pela Sony, com o lançamento em 1 de Outubro de 2009. Esse PSP foi anunciado pela Sony na conferência da E3,[1] mas poucos dias antes na Qore. Em abril de 2011 a Sony anunciou no site japonês AV Watch que ele será descontinuado para focar os esforços no PlayStation Vita.[1][2][3]

Recursos[editar | editar código-fonte]

O PSP Go não possui um drive de cd UMD como nos modelos anteriores, em vez disso é capaz de armazenar e rodar os jogos em sua memória interna, comprados online via PlayStation Store, o que gera um conflito de vantagens e desvantagens. O modelo apresenta um design menor, mais leve e com tela deslizante que esconde os botões de jogo deixando-o ainda mais portátil. Possui conectividade sem fio e entrada para cartão de memória opcional. A tela é menor se comparada com a dos outros modelos de PSPs, mas mantém as mesmas resoluções de jogo que o anterior PSP-3000.

A maior inovação que o PSP Go traz é o fato de possuir bluetooth, além de ter wi-fi e 16 Gb de memória interna, o que permite uma maior variedade de dispositivos para se conectar entre várias funções, inclusive algumas como armazenamento remoto e sincronismo de arquivos com outros consoles como no caso no Playstation 3. Apesar das novidades o PSP Go não se destina a substituir o seu antecessor PSP-3000, e é vendido simultaneamente com ele.

Especificações Técnicas[editar | editar código-fonte]

O PSP Go tem uma tela slide de 3.8 polegadas (97.5 mm), enquanto o anterior tem uma de 4.3 (107.5mm), ambas com resolução de 480 x 272 pixels. O PSP Go não é mais rápido nem mais potente que seu antecessor, possuindo um processador de 333MHz e 64 Mb de memória RAM, mas conta com um visual elegante, detalhes cromados e um tamanho menor, pesando 158g contra 189g do PSP-3000. Sua memória interna de armazenamento é de 16 Gb, o que compensa a ausência do drive UMD, e acompanha uma entrada para cartão de memória Memory Stick M2 com suporte até 32 Gb conforme a fabricante Sony. Apresenta as conexões Bluetooth, Wi-Fi e USB.

Vantagens e Desvantagens[editar | editar código-fonte]

Uma coisa importante a se saber sobre o PSP Go é que ele não é capaz de rodar os jogos em UMD, em vez disso os jogos são comprados na Playstation Store, baixados diretamente para o console e rodados na memória interna. Nesse caso há uma vantagem, pois o usuário não precisará levar vários UMDs junto com o PSP Go, mas para usuários que não possuem uma internet banda larga isso seria um problema, pois do contrário não seria possível adquirir novos jogos.

Já em termos físicos, o PSP Go ganha no quesito portabilidade e sofisticação, sendo 50% menor que os outros quando fechado, e bem mais versátil, por possuir bluetooth. Porém essa sofisticação faz com que o console pareça frágil e delicado, exigindo um cuidado maior ao ser manuseado.

Controles[editar | editar código-fonte]

Os Controles do PSP Go mudaram um pouco a concepção e a disposição das teclas em relação ao seu antecessor. O PSP Go mantêm as características padrão dos botões da PlayStation, sendo quatro-botões direcionais (setas cima, baixo, esquerda, direita), um botão analógico ao lado do botões direcionais, quatro botões de ação cross (vulgarmente designados por X, círculo, quadrado, triângulo), botões auxiliares L e R, botões de Start e Select, e um botão com o Menu PlayStation (menu principal) à esquerda da tela. Outros controles que acompanham o console são os botões de volume, o botão Liga/Desliga, e os botões de conectividade sem fio.

Especificações de Conectividade[editar | editar código-fonte]

Além de conectividade sem fio, o PSP Go tem suporte a Bluetooth, podendo ser usado para conectar o aparelho a outros PSP Go, com headsets ou até com o PS3 no modo de compartilhamento de dados. Sua conexão Wi-Fi é do tipo 802.11 tipo b, o que permite criar partidas em redes Ad-Hoc com outros usuários que estão próximos ao local ou do mundo, caso todos estejam conectados à internet. Por último ele possui uma entrada mini USB para transferência de arquivos com o PC, ou para atualização de seu sistema operacional.

Função Remote Play[editar | editar código-fonte]

Assim como os outros modelos de PSPs, o PSP Go também tem a função Remote Play, que é usada para controlar outros dispositivos, ou seja, ele pode ligar ou desligar um PlayStation 3. Uma outra vantagem é o fato de que seu Bluetooth pode se conectar aos controles do PS3, oferecendo assim uma opção alternativa para a jogabilidade do aparelho.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Na E3, foram anunciados os seguintes jogos: LittleBigPlanet, Metal Gear Solid Peace Walker, Jak e Daxter: The Lost Frontier e Gran Turismo PSP.

Koller (no video da Qore) enfatiza jogos casuais, na entrevista, o que implica que a Sony gostaria de ver a plataforma PSP com títulos mais casuais que poderão ser baixados a partir da loja online oficial. Segundo o próprio Koller, diversos jogos que são lançados em UMD serão lançados simultaneamente na PlayStation Store para o PSP Go

Digital Media Support[editar | editar código-fonte]

O PSP Go tem as mesmas características de mídia dos modelos anteriores da PSP, o que inclui suporte para música, vídeo, foto e arquivos. Koller também menciona download de filmes e programas de TV (já disponíveis para compra a partir da Sony PlayStation Store).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Rodrigo Flausino (20 de abril de 2011). «[RIP] PSPgo – 01/10/2009 – 20/04/2011». Select Game. Consultado em 21 de abril de 2011. Na edição de 2009 da E3 a Sony tinha anunciado o PSPGo [...]. Segundo diversos sites, ela deixará de fabricar o portátil, focando apenas no PS Vita, próximo lançamento da empresa. O Go continuará a ser vendido até os estoques se esgotarem, e o PSP 3000 continuará a ter suporte da empresa, no mesmo molde que ela dá ao Playstation 2, além de continuar a ser produzido. Talvez por ela ter visto a burrada em lançar o PSPgo sem suporte ao UMD, o que poderia ter tido um final bem diferente. 
  2. Titan Games (21 de abril de 2011). «PSP Go deixa de ser fabricado pela Sony». Consultado em 21 de abril de 2011. Depois de vários rumores de que o PSP Go deixaria de ser fabricado, a Sony veio a público para confirmar a notícia de que a produção do seu console chega ao fim. [...] A empresa japonesa alegou que pretende focar os seus esforços, daqui para diante, no seu novo portátil, o NGP. [ligação inativa]
  3. Felipe Vairo (20 de abril de 2011). «Agora é oficial: PSPgo não será mais produzido». Gamerview. Consultado em 21 de abril de 2011. Arquivado do original em 25 de agosto de 2011. Depois dos fortes rumores que surgiram ontem dando conta de que o PSPgo não seria mais fabricado, a Sony se apressou e confirmou o que todo mundo já esperava: o portátil será descontinuado. O comunicado foi feito para o site japonês AV Watch. A justificativa dada é que eles precisam se concentrar no NGP, e por isso decidiram retirar o PSPgo do mercado. 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.