PTT Metro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

PTTMetro é o nome dado ao projeto do CGI.br Comitê Gestor da Internet no Brasil que promove e cria a infra-estrutura necessária (Ponto de Troca de Tráfego - PTT) para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a Internet Brasileira.

A atuação do PTTMetro volta-se às regiões metropolitanas no País que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet. Uma das principais vantagens deste modelo, é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Um PTTMetro é, assim, uma interligação em área metropolitana de pontos de interconexão de redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, sob uma gerência centralizada. Já se identificaram as seguintes regiões metropolitanas, com características para abrigarem PTTMetros:

Cidades[editar | editar código-fonte]

Outros Ponto de Troca de Tráfego no Brasil[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]