P Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Setor P Sul
P Sul
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível

Setor P Sul, ou simplesmente P Sul, como é conhecido, é um bairro da região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. Compreende as quadras pares QNPs 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32, 34 e 36, a ADE - Área de Desenvolvimento Econômico (área comercial e industrial) e, mais recentemente, os setores residenciais popularmente conhecidos como Pôr-do-sol. É composto de cinco avenidas paralelas que o entrecortam do sentido leste a oeste, nomeadas P1, P2, P3, P4 e P5. É ao final da avenida P4, entre as quadras 24 e 28 onde se localiza o terminal de ônibus do Setor P Sul.

História[editar | editar código-fonte]

O Setor P Sul, implantado em 1979, está organizado por uma estrutura geométrica regular, similar ao desenho original de Ceilândia. O Setor P Sul ocupa cerca de 331 hectares, com 12.017 lotes, ou seja, 36,3 lotes por hectare. Entretanto, quando este setor foi implantado já se buscava aumentar a densidade da ocupação urbana de Ceilândia e, a exemplo do Setor O (1976) e do setor conhecido como Guariroba (1977), reproduziram o padrão de organização espacial da malha urbana original e ao mesmo tempo aumentaram o número de lotes por unidade de área. Nesta fase, O Setor de Habitações Individuais Sul - SHIS ainda concentrava a produção das unidades habitacionais dos assentamentos urbanos promovidos pelo poder Público.

Aproximadamente em 1998, começou-se um movimento de fracionamento e vendas das chácaras que estavam ao redor do Setor P Sul. Este movimento fez com que várias casas fossem construídas ao redor das antigas moradias. Sob a égide de condomínios, surgiram vários ao redor do P Sul. A região costuma ser denominada popularmente como Pôr-do-sol, apesar de cada conjunto ter adotado ou não nomes diferentes, como Sol Nascente, Setor Agrário do P Sul e outros. As condições ainda são precárias nestes lugares, mas a tendência é a regularização, como vem ocorrendo em outros condomínios horizontais no Distrito Federal.

Em 28 De Setembro comemora-se o aniversario do Setor P,sul ele tem 34 Anos.

Dados Demográficos[editar | editar código-fonte]

Total de lotes...12.017

Área das quadras (líquida/m²)... 1.694.376,000

Área das quadras (bruta(m²))... 3.315.200,00

População (IBGE-1990)...61.612 População (IBGE-2000)...81.003 Habitantes (Administração De Ceilândia-2012...aproximadamente 130.000 habitantes) Densidade líquida (hab/ha)... 363,63

Densidade bruta (hab/ha)... 185,85

Pontos de destaque[editar | editar código-fonte]

  • Casa do Cantador:

Fica localizada na Avenida Fundação Bradesco, entre a Guariroba e a Avenida P1, do bairro. É lá onde são realizadas apresentações de duplas sertanejas, de repentistas e de emboladas de várias regiões do país, além de outros eventos.

Nesta casa, sempre podemos participar de diversas atrações culturais, inclusive com a Rainha do P. Sul, a XXT.

  • Sítio Arqueológico:

No Setor P Sul existe um sítio arqueológico localizado na Chácara Santa Terezinha nº 112. Ele foi descoberto em 1996 pelo arqueólogo Eurico Teófilo Miller. Os primeiros fósseis, pedras e pontas de flechas de cristal de quartzo, foram encontrados em 1997, com data indicativa de 10.000 anos.

  • Museu da Limpeza Urbana:

Este museu foi inaugurado em 1996 próximo à Usina de Tratamento de Lixo. Ali é possível encontrar peças e sucatas de objetos antigos juntamente com montagens feitas pelos trabalhadores do local.

  • Setor ADE:

A Área de Desenvolvimento Econômico - ADE é um centro industrial e empresarial criado para gerar vários empregos. O seu acesso é fácil por meio da avenida "Estádio" (Avenida Elmo Serejo).

Religiões e Crenças[editar | editar código-fonte]

Igreja Católica[editar | editar código-fonte]

A primeira igreja católica (Igreja Católica Apostólica Romana) chegou nesta região por volta do início do ano de 1980. A Paróquia de São Pedro Apóstolo foi a primeira comunidade cristã / católica. Teve como primeiro pároco a figura emblemática do Pe. José Belo de Morais Filho que ficou a frente da comunidade católica do Setor P Sul por 28 anos, muitos fiéis consentem que é impossível falar da história do Setor P Sul sem mencionar a figura do Pe. Belo como era popularmente conhecido.

A partir desta comunidade as demais paróquias do Setor P Sul nasceram. São elas:

  1. Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência
  2. Paróquia Nossa Senhora da Assunção
  3. Paróquia Cristo Rei.

Paróquias e Capelas:[editar | editar código-fonte]

Paróquia São Pedro Apóstolo[editar | editar código-fonte]

Pároco: Pe. Jairo

Vigário Pe. Eduardo

Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência[editar | editar código-fonte]
Paróquia Nossa Senhora da Assunção[editar | editar código-fonte]

Pároco: Pe. Moacyr Gondim

  • Capelas: Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis e São José, localizadas do Condomínio Por-do-Sol.
Paróquia Cristo Rei[editar | editar código-fonte]

Pároco: Pe. Claudemir

Vigários: Pe. Francisco e Pe. Jonatas

  • Capelas: Santa Bakhita, Santa Maria Goretti e São Francisco Xavier, localizadas no Condomínio Sol Nascente.

Outra confissões[editar | editar código-fonte]

Com a expansão do Protestantismo (evangélicos), surgiram incontáveis denominações cristãs nesta região. Destacam-se as Assembleias de Deus, as igrejas Pentecostais, as igrejas Batistas, com seus mais diversos ministérios e ramificações.

Há também inúmeros Centros Espíritas Kardecistas (Allan Kardec), Salões do Reino das Testemunhas de Jeová, Centros de Umbanda entre várias outras crenças.

As Principais Linhas de Ônibus[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]