País Tropical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"País Tropical"
Single de Wilson Simonal
do álbum 'Alegria, Alegria Volume 4 ou Homenagem à Graça, à Beleza, ao Charme e ao Veneno da Mulher Brasileira'
Lado A País Tropical
Lado B Se Você Pensa
Lançamento Brasil Agosto de 1969
Formato(s) Compacto de 7 polegadas reproduzido a 33 e 1/3 RPM
Gravação 22 de julho de 1969[1]
Gênero(s) Samba, soul, samba-rock, pilantragem
Duração 3:35
Gravadora(s) Odeon
Composição Jorge Ben Jor
Letrista(s) Jorge Ben Jor
Produção Milton Miranda
Cronologia de singles de Wilson Simonal
Último
Último
Correnteza
(1968)
Que cada um Cumpra com o seu Dever
(1970)
Próximo
Próximo

"País Tropical" é uma canção composta pelo cantor e compositor brasileiro Jorge Ben. A canção foi gravada originalmente pelo cantor Wilson Simonal, em 22 de julho de 1969 e lançada no mês seguinte, tornando-se o maior sucesso de sua carreira.[1] Em dezembro daquele ano viriam a versão de Gal Costa, no álbum Gal, e a do compositor, para seu álbum homônimo.[1] Com o passar dos anos e o ostracismo de Simonal, a música viria a ser mais e mais lembrada como um sucesso do seu autor (um dos maiores de sua carreira).[1] A canção ainda recebeu versões de vários cantores como Daniela Mercury, Maurício Manieri, Ivete Sangalo, Shakira e Claudia Leitte.

Versão por Wilson Simonal[editar | editar código-fonte]

Em julho de 1969, Jorge Ben levou Wilson Simonal, seu amigo, para um show de Gal Costa, com quem o primeiro estava tendo um caso.[1] Naquela apresentação, Gal cantou "País Tropical" e Wilson Simonal adorou a música, descobrindo com o seu amigo que ela já estava prometida para ser gravada pela cantora baiana.[1] Simonal marcou um horário no estúdio e, no dia 22 de julho de 1969, carregou Jorge Ben para lá, onde sua banda (o Som Três formado por César Camargo Mariano no piano, Toninho na bateria e Sabá no baixo, mais o naipe de metais e Chacal na percussão) já o aguardava.

Chegando lá, o cantor fez Jorge Ben mostrar a música para César que bolou o arranjo em cima da reorganização que o próprio Simonal havia feito, retirando estrofes inteiras e incluindo um bis no qual apenas as primeiras sílabas das palavras eram pronunciadas: assim, "Moro num país tropical" virou "Mó' num pa' tropi".[1] César ainda colocou uma coda em que se apropriava da letra do samba "Eu Sou Flamengo", de Pedro Caetano, que havia sido gravada por Jorge Veiga em 1954, o que acabou levando a um processo no qual o autor ganhou direitos sobre esta versão da música.[1]

Lançada em agosto de 1969, rapidamente a canção tornou-se um enorme sucesso casando com o clima de ufanismo que o regime militar utiliza em sua propaganda no país.[1] Isso acabaria corroborando, futuramente, para a fama de delator que o cantor teria no futuro,[1] embora o mesmo não tenha acontecido com Jorge Ben.[2] A música seria tema de uma sátira de Juca Chaves de muito sucesso, intitulada "Take me Back to Piauí" e que geraria a tréplica de Jorge Ben, gravada por Simonal como "Resposta".[1] A canção ainda receberia uma versão em italiano sendo lançada com sucesso naquele país em março do ano seguinte.[1]

Posições[editar | editar código-fonte]

Parada do IBOPE (1969)[1] Posições
 Brasil 1

Versão por Jorge Ben[editar | editar código-fonte]

"País Tropical"
Canção de Jorge Ben
do álbum Jorge Ben
Lançamento Brasil Dezembro de 1969[1]
Gravação 1969
Gênero(s) Samba-rock
Duração 04:16
Gravadora(s) Philips Records
Composição Jorge Ben
Produção Manoel Barenbein
Faixas de Jorge Ben
Último
Último
Barbarella
(4)
Take it Easy my Brother Charles
(6)
Próximo
Próximo

Composta exclusivalmente por Jorge Ben, a canção foi lançada como parte de seu álbum homônimo Jorge Ben, um dos álbuns de maior sucesso do cantor. Com o passar dos anos, a canção tornou-se o maior sucesso da carreira de Jorge Ben.[1]

Versão por Ivete Sangalo[editar | editar código-fonte]

"País Tropical"
Single de Ivete Sangalo
do álbum Ivete no Maracanã (Multishow ao Vivo)
Lançamento Brasil 15 de setembro de 2008
Formato(s) download digital
Gravação 2006
Gênero(s) Axé
Duração 2:28
Gravadora(s) Universal Music
Composição Jorge Ben
Crítica profissional UOL Music - 4.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar half.svg
Terra Musica - 5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 2007
Duração 2:28
Cronologia de singles de Ivete Sangalo
Último
Último
"Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)"
(2008)
"Cadê Dalila"
(2009)
Próximo
Próximo

"País Tropical" é um single da cantora brasileira Ivete Sangalo lançado oficialmente em 15 de setembro de 2008 para seu segundo álbum ao vivo, Ivete no Maracanã (Multishow ao Vivo), lançado um ano antes, em 2007. A canção foi acrescentada ao álbum de Ivete junto com as canções "Arerê" e "Taj Mahal" na mesma faixa em forma de medley, modo de executar várias músicas agregadas em uma única faixa, presente no álbum como "País Tropical / Arerê / Taj Mahal". Ao ser lançada às rádios, a canção recebeu uma edição externa, na qual foi destacada apenas País Tropical para ser lançada.

Posições[editar | editar código-fonte]

Paradas (2008)
[3] [4] [5]
Posições
 Brasil Hot 100 Brasil 6

Outras Versões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m n o ALEXANDRE, Ricardo. Nem vem que não tem: a vida e o veneno de Wilson Simonal. São Paulo: Globo, 2009. ISBN 978-85-750-4728-1.
  2. ALONSO, Gustavo. Quem não tem swing morre com a boca cheia de formiga: Wilson Simonal e os limites de uma memória tropical. Rio de Janeiro: Record, 2011. ISBN 978-85-01-08482-8.
  3. Jovem Pan acessado em 23 de julho de 2010
  4. Marco Antonio Ribeiro Acessado em 23 de julho de 2010
  5. Tudo Rádio Acesso - 22 de julho de 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]