Paatos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paatos
A vocalista Petronella Nettermalm ao vivo em Paatos em 2004.
Informação geral
Origem Estocolmo
País  Suécia
Gênero(s) Rock progressivo
Período em atividade 2000 - atualmente
Gravadora(s) InsideOut Music
Glassville Records
Página oficial Site Oficial
Integrantes Petronella Nettermalm
Peter Nylander
Huxflux Nettermalm
Ulf Ivarsson
Ex-integrantes Reine Fiske
Stefan Dimle
Johan Wallén

Paatos é uma banda de rock progressivo de Estocolmo, cidade da Suécia. A banda foi formada em 2002. Suas influências são as mais variadas, e frequentemente são comparados com bandas como Portishead e Massive Attack devido a sua sonoridade. E possível citar também a banda Renaissance e as cantoras Björk e Tori Amos, pelas incursões da banda em outros gêneros musicais como o pop, Trip Hop, rock alternativo, jazz, ambient, música eletrônica, e a música clássica.

História[editar | editar código-fonte]

Em uma fria noite de Fevereiro de 1993, dois grupos da cena underground tocavam juntos em um dos muitos clubes de rock da cidade Sueca de Estocolmo pela primeira vez: Landberk e Agg. Esta reunião criou um sentido de unidade musical entre as bandas, mantido mesmo ainda um ano depois. Os grupos se reuniram novamente num concerto em Vanersborg em Maio de 1994. Algum tempo depois, mais precisamente em 1999, Reine Fiske, guitarrista da banda Landberk, foi convidado a participar de um festival de folk-rock pelo rockstar chamado Turid Lindqvist, conhecido músico da cena underground musical da Suécia. Para formar a banda que os acompanharia, Reine teve total liberdade na escolha dos músicos, que foram, naturalmente, os amigos Stefan Dimle (Landberk) e Ricard Nettermalm e Johan Wallen (ex-membros da banda da banda Agg).

Depois do último concerto com Turid no festival, em Agosto de 2000, Raine, Stefan, Ricard e Johan decidiram continuar tocando juntos. A energia musical entre eles agora fluía a toda velocidade. Apresentando-se como banda de música instrumental, fizeram duas apresentações em programas de TV, e começavam a alimentar a idéia de gravar as músicas que começavam a surgir. Mas, a questão era: queriam ou não um cantor? A banda realmente necessitava de uma voz? Se sim, teria de ser uma voz feminina, algo que se aproximasse do timbre andrógino de Turid, com um feeling, profundidade.

Então surge a aveludada voz: Petronella Nettermalm, esposa de Ricard, que há muitos anos atrás, havia composto várias músicas com o marido. Assim, a banda Paatos tem seu nascimento. Turid, amigo constante, contribui na composição da música Tea, escrita por Petronella na noite em que o casal teve seu primeiro bebe. O fato mais curioso é que Turid desconhecia a razão pela qual a música fora composta, descobrindo somente muito tempo depois que eles haviam musicado a letra. Turid ficou muito feliz pelo acontecido.

Tea e Perception finalmente foram registradas em gravação ao vivo no estúdio de Goran Freeses e lançadas em ep com o mesmo nome: Tea/Perception (2001) , no início da primavera de 2001.

Entre o final da primavera 2001 e o verão 2002 a banda compunha e gravava o que seria o seu primeiro álbum no estúdio caseiro montado por Ricard. Durante este processo, a banda recebeu uma proposta: compor e executar uma música para exibição de um filme mudo, o clássico Nosferatu em festival de cinema. Foi uma oferta que a banda não pôde recusar, embora acabaria por atrasar o tão esperado lançamento do álbum. Passados dois meses a banda tinha o tema pronto para música que seria a trilha sonora para o filme, de pouco mais de trinta minutos. A banda teve grande êxito, e a apresentação no dia 2 de novembro no festival foi arrasadora.

As gravações continuaram novamente a todo vapor e a mixagem do álbum foi feita no legendário Atlantic Studios, pelo engenheiro de som Jan Hansson. Lançado em 2002, Timeloss alcança grande sucesso por parte da crítica e do público.

Os outros álbuns da banda são Kallocain (2004) e Silence of Another Kind (2006)

Formação[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Eps

Álbuns

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]