Pac-Land

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pac-Land
Produtora Namco
Editora(s) Namco
Bally Midway
Plataforma(s)
Data(s) de lançamento 1984
Gênero(s) Maze
Modos de jogo um jogador / dois jogador
Controles Joystick

Pac-Land é um jogo de arcade da série de jogos Pac-Man, liberado em 1984 pela Namco, e sua distribuidora americana, Bally Midway. Foi o primeiro jogo de arcade da Namco a utilizar o então novo sistema de árcade, mais tarde denominado como Namco Pac-Land. Foi também o jogo, que precedeu o mais bem conhecido jogo da história, o Super Mario Bros, da Nintendo. Pac-Land teve alguns desleixos, caracterizados pela rolagem de alguns elementos do contexto, uma façanha impressionante. O conceito sobre Pac-Land era muito novo para o seu tempo. Infelizmente, apesar da utilização de cores e animações deslumbrantes, o jogo não foi um sucesso.

A drástica mudança da fórmula desse jogo a partir do original labirinto dos jogos antigos do Pac-Man deixou muitos fãs confusos. Ainda assim, Pac-Land desenvolveu um grupo de fãs sólidos e se tornou a inspiração para muitas aventuras de Pac-Man que ainda estavam por vir, tais como Pac-Man 2: The New Adventurese Pac-Man World.

Na versão americana de Pac-Land, a aparência dos personagens são baseadas em desenhos da série de animada de TV Pac-Man. Na versão japonesa da Namco, o Pac-Man está mais próxima na aparência da obra oficial da Namco; com um nariz mais longo, moldaram os olhos de Pac-Man.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Pac-Land em si é dividido em viagens. Em cada uma dessas viagens, o objetivo é chegar a fada (que é mantida sob o chapéu de Pac-Man), ao país das lendas e também voltar para casa de Pac-Man. A maioria das viagens envolve mover-se da esquerda para a direita evitando vários obstáculos, tais como os inimigos fantasmas, água, areia movediça e armadilhas. Cada viagem é dividida em um número de voltas. A penúltima rodada da viagem termina com Pac-Man entrando no país das lendas. No regresso a Rainha dá a Pac-man botas mágicas. Para a etapa final da viagem, Pac-Man tem de se deslocar da direita para a esquerda, voltando para casa. As botas mágicas lhe permitem saltar repetidamente no ar. Uma vez concluída a viagem, Pac-Man é cumprimentado pela Ms. Pac-Man e pelo Baby Pac-Man.

Plataformas e outros lançamentos[editar | editar código-fonte]

Pac-Land foi liberado para várias plataformas e computadores, incluindo Commodore 64, a Commodore Amiga, o Atari Lynx, o Atari ST, a TurboGrafx-16, o ZX Spectrum, o Amstrad CPC, o MSX e o Famicom.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.