Pac-Mania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pac-Mania
Produtora Namco
Editora(s) Namco
Atari
Plataforma(s) Acorn Archimedes,Arcade, Amiga, Commodore 64, MSX, NES, Master System, Mega Drive, Sharp X68000, ZX Spectrum, Zeebo, Game Boy Advance, Mac OS X, Microsoft Windows, Atari Jaguar
Data(s) de lançamento 1987
Gênero(s) Labirinto
Modos de jogo um jogador / dois jogador (alternando)
Controles Joystick

Pac-Mania é um jogo da série Pac-Man lançado em 1987 pela Namco e distribuído pela Atari em 1987. É muito parecido com o jogo original da série Pac-Man, mas possui várias novas funcionalidades. Pac-Mania é executado no sistema de hardware de Namco.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Como em Pac-Man, o objetivo de Pac-Mania é fazer uma grande pontuação, tanto quanto for possível. O jogador controla Pac-Man e tenta comer todos os pontos em um labirinto, evitando ser capturado pelos fantasmas. O jogador pode comer pontos energizantes, que fazem com que os fantasmas fiquem azuis e se tornam vulneráveis, o jogador pode então comer estes fantasmas, ganhando pontos extras. No meio do labirinto, os fantasmas podem retornar à sua cor e seu comportamento original.

Diferenças entre Pac-Mania e Pac-Man[editar | editar código-fonte]

Pac-Mania contém vários novos recursos e diferenças significativas do jogo original. A mudança mais visível é o ponto de vista utilizado no jogo, uma projeção em computação 3D, em que Pac-Man sempre ocupa o centro da tela e uma câmera virtual se move em torno dele, a fim de segui-lo. Além disso, o jogador pode pressionar um botão para fazer com que Pac-Man salte, o que lhe permite escapar com mais facilidade dos fantasmas.

Blinky, Pinky, Inky e Clyde, do original Pac-Man ainda estão no jogo. Possui a introdução de um novo fantasma, chamado Sue (roxa), um fantasma que segue as direções de Pac-Man, e dois novos fantasmas (verde e cinza aço) sempre aparecem diante os saltos de Pac-Man. (É insinuado através dos intervalos do jogo que os nomes dos novos fantasmas são Funky e Spunky, ou "Comoom" e "Grey Comoom", na versão japonesa). Em fases posteriores, um maior número de fantasmas aparecem em uma única etapa. Além disso, objetos bônus neste jogo não incluem somente as tradicionais frutas, mas também pode-se encontrar itens que podem ter efeitos aleatórios, tais como a duplicação dos valores dos fantasmas ou fazendo Pac-Man avançar muito mais rápido que o normal.

O jogo realiza-se em quatro ambientes diferentes: Cidade dos Blocos (composta por módulos de Lego), Teatro Pac-Man (uma versão 3D do original labirinto de Pac-Man), Cidade das Pirêmides (paredes compostas por pirâmides), e Mato dos Passos (uma versão com vias sem parapeitos, assemelhando-se a um conjunto de passos em direção à parte de trás do labirinto). O jogo tem um número limitado de níveis, após o qual o jogador é apresentado a um breve crédito sobre a produção, e é motivado por uma sigla, se ele obteve uma pontuação elevada durante o jogo. O número de níveis varia de acordo com a versão.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Pac-Mania foi feito para o Atari, Atari ST, Commodore 64, Sega Mega Drive, Nintendo, Sega Master System, Sharp X68000, ZX Spectrum, MSX e o sistema operacional para o Acorn Archimedes. Softwares foram desenvolvidos pela maioria destas e foram publicados pela Grandslam Entertainment. Muitas destas versões portadas forma consideradas mais faceis do que a versão para o arcade.

Produção[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.