Paco Rabanne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paco Rabanne
Nome completo Francisco Rabaneda Cuervo
Nascimento 18 de fevereiro de 1934 (80 anos)
Pasaia, País Basco
Nacionalidade Espanhol
Ocupação Estilista

Francisco Rabaneda Cuervo (Pasaia, País Basco, 18 de fevereiro de 1934), mais conhecido como Paco Rabanne, é um estilista espanhol radicado na França. Ficou famoso por suas roupas futuristas, que fizeram o guarda-roupa das modernas da década de 1960.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Vestido de Paco Rabanne, usado por Helen Bachofen von Echt em 1967.

Considerado francês, Paco Rabanne nasceu no norte da Espanha, e se exilou na França durante a Guerra Civil Espanhola.[2] De 1951 a 1963, estudou arquitetura na Escola Nacional Superior de Belas artes de Paris e desenvolveu talento para criar em diferentes materiais, volumes e espaços. Desenhou acessórios para coleções de alta-costura de marcas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin, entre outras. Em 1966, apresentou uma primeira coleção em Paris.[1] Em 1989, na segunda Nuit du Chocolat, Paco foi o primeiro estilista a apresentar um vestido de chocolate.

Além disso, também da nome a uma marca de perfumes, gerenciada pela companhia de moda e perfumes Puig.[3] Em 2011, criou perfumes exclusivos para o Rock in Rio, que foram batizados de Black XS Rock in Rio.[4] o perfume mais conhecido da marca é o 1 milion,e foi um dos perfumes mais vendidos de toda europa disponiveis na versão feminina e masculina.

Referências

  1. a b Paco Rabanne Puretrend.
  2. PACO RABANNE REVELA SUA FACETA DE PINTOR E ESCULTOR EM VALÊNCIA G1. (Junho, 2007).
  3. La Vanguardia, 9-10-2011, Diners, página 14
  4. Paco Rabanne cria perfumes exclusivos para o Rock in Rio terra. (Setembro, 2011).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.