Padda fuscata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPadda fuscata,
pardal-de-timor
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Estrildidae
Género: Padda
Espécie: P. fuscata
Nome binomial
Padda fuscata
(Vieillot, 1817)

Padda fuscata (Vieillot, 1817), conhecido pelo nome comum de pardal-de-timor, é uma espécie de ave endémica nas ilhas de Timor, Semau e Roti.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Padda fuscata é uma pequena ave, com aproximadamente 14 cm de comprimento, de plumagem castanho-escura, com um bico grande de cor azul-prayeado, faces esbranquiçadas, patas rosadas e plumagem ventral de cor branco-cremosa. A espécie não apresenta dimorfia sexual, sendo por isso os dois sexos de aspecto similar.

A espécie tem uma aparência muito semelhante à do pardal-de-java, com o qual é estreitamente aparentado, mas é mais pequeno e difere na cor da plumagem. O pardal-de-timor habita as zonas de pradaria nas terras baixas das ilhas de Timor, Semau e Roti. A dieta da ave é constituída principalmente por arroz e outras sementes.

A espécie encontra-se sob ameaça devido à perda de habitat, zona de expansão limitada e captura ilegal para uso no comércio dos pássaros de gaiola,, tendo sido incluída no Livro Vermelho da IUCN de Espécies Ameaçadas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2005). Padda fuscata. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 30 de Outubro de 2006. Database entry includes a brief justification of why this species is near threatened

Ligações externas[editar | editar código-fonte]