PagSeguro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
PagSeguro
Universo Online S/A
País de origem  Brasil
Idiomas Português
Proprietário UOL
Página oficial pagseguro.uol.com.br

PagSeguro é uma ferramenta de pagamentos online, um facilitador de pagamentos para transações comerciais pela internet. Com esta ferramenta lojas ou pessoas que tenham interesse em efetuar vendas na internet podem criar uma conta e receber pagamentos através desta ferramenta. O PagSeguro é um serviço oferecido pelo UOL.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2007, o UOL adquiriu a empresa BRpay que passou a chamar-se PagSeguro em 15 de julho do mesmo ano. [1] Em novembro de 2008 o PagSeguro foi escolhido pelos leitores da revista InfoExame como melhor site do ano na categoria comércio eletrônico. [2]

Como funciona para o comprador[editar | editar código-fonte]

O comprador pode realizar compras com ou sem cadastro. Durante uma compra utilizando o PagSeguro o comprador escolhe o produto / serviço no site da sua escolha (que utilize o sistema) e o PagSeguro intermedia o pagamento para o vendedor.

Outras informações para o comprador:

  • Cerca de 80 mil lojas online utilizam o PagSeguro [3]
  • O comprador tem a opção de atrelar um cartão de crédito a sua conta PagSeguro;
  • 14 dias para cancelar o pagamento caso o produto não chegue ou chegue de maneira que não foi combinada;
  • Transação sem informar o número do cartão de crédito para as lojas;
  • 15 formas de pagamento: Débito Bancário: Bradesco, Itaú, Banrisul HSBC e Banco do Brasil; Cartão de Crédito: Visa, MasterCard, Diners, American Express, Elo Hipercard e Aura (parcelamento em até 18x); Boleto Bancário; Oi Paggo;
  • Carteira Eletrônica: é possível depositar dinheiro na conta PagSeguro e efetuar pagamentos através deste método;
  • O cadastro é gratuito

Como funciona para o vendedor[editar | editar código-fonte]

O PagSeguro intermedia o pagamento feito pelo comprador na loja online e gerencia o risco da venda. Cabe ao vendedor entregar o produto/serviço no prazo acordado com o comprador. O vendedor que não possui loja virtual pode utilizar o PagSeguro. Todo o processo pode ser feito por e-mail.

  • O vendedor terceiriza a analise de risco com o PagSeguro;
  • Recebe integralmente em até 14 dias as compras que seus clientes parcelaram;
  • O vendedor não precisa ter convênio com bancos e administradoras de cartão;
  • O vendedor possui um extrato para controle das transações;
  • A conta para vendedor é gratuita. O vendedor paga apenas taxas quando realiza uma venda aprovada; [4]
  • Envio de cobranças por e-mail pode ser usado para venda online de quem não tem site. O vendedor pode efetuar as transações por e-mail. [5]

Como funciona para o desenvolvedor[editar | editar código-fonte]

O PagSeguro disponibiliza as seguintes linguagens de programação para integração com o site: PHP, .Net, Python, Rails. Há também as plataformas disponíveis: OsCommerce, Joomla + VirtueMart, Locaweb, Magento,Drupal, l WHMCS, Prestashop, Wordpress, CubeCart e CakePHP. Para quem não utiliza uma plataforma de e-commerce, o PagSeguro disponibiliza códigos para a criação de um botão de pagamento. No site existe uma área chamada Guia do Desenvolvedor [4] com informações de como implementar o PagSeguro e também é disponibilizado através do Fórum do PagSeguro.

Segurança[editar | editar código-fonte]

O comprador não passa dados financeiros ao vendedor, estes dados ficam no PagSeguro, no sistema UOL. O comprador pode recuperar o dinheiro caso a transação não tenha ocorrido como esperado. O PagSeguro disponibiliza um método chamado Disputa[6] . Para o comprador que não recebeu o produto ou o recebeu de forma não acordada, é possível abrir uma disputa (que é uma espécie de reclamação) através do cadastro no PagSeguro, para ter o seu dinheiro de volta. O PagSeguro faz a mediação dessa disputa, para que o comprador receba o produto ou o dinheiro de volta e o vendedor receba o dinheiro da transação ou o devolva ao comprador. O dinheiro da transação fica retido no PagSeguro durante 14 dias. O comprador dispõe desse período para efetuar a abertura de uma disputa para ter o dinheiro de volta. Após este período, o comprador tem 31 dias para iniciar uma disputa, porém sem garantia do dinheiro de volta.

Referências

  1. Site Info Abril UOL compra empresa de pagamentos online BRPay. Consultado em 08 de junho de 2011
  2. Sobre UOL [1]. Consultado em 08 de junho de 2011
  3. Blog Oficial do PagSeguro Benefícios PagSeguro. Consultado em 08 de junho de 2011
  4. a b Site do PagSeguro Taxas e Tarifas. Consultado em 08 de junho de 2011
  5. Envio de Cobrança Envio de Cobrança. Consultado em 08 de junho de 2011
  6. Sobre Disputas Sobre Disputas. Consultado em 08 de junho de 2011

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.