Painel de instrumentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Painel de bordo. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde dezembro de 2010)
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Painel de instrumentos de um automóvel

O painel de instrumentos é um conjunto de indicadores utilizado em automóveis, caminhões, aeronaves e outros veículos mostrando informações importantes para o seus condutores como velocidade, temperatura do motor, rotações por segundo do motor e indicadores de mal funcionamento. Nos automóveis em geral está localizado abaixo do parabrisas e a frente do motorista, atrás do volante.

Alguns indicadores do painel de instrumentos são obrigatórios por força de leis específicas a cada país. Modelos de automóveis mais sofisticados possuem indicadores com informações mais refinadas, algumas até calculadas por computadores de bordo.

Indicadores[editar | editar código-fonte]

Os painéis de instrumentos possuem indicadores que registram quantidades e valores, geralmente através de um ponteiro indicando um determinado valor numa escala. Automóveis modernos estão equipados com mostradores eletrônicos de LCD que mostram o valor numérico, muito embora na maior parte dos casos este é apenas um modo de apresentação diferenciado. O valor real em geral é obtido mecanicamente em ambos os casos.

Velocímetro[editar | editar código-fonte]

O velocímetro é o indicador responsável por informar ao condutor a velocidade instantânea do veículo, na unidade mais comum utilizada no país em que o carro foi fabricado. No Brasil a unidade preferida é quilômetros por hora e nos Estados Unidos é mais comum o uso da unidade milhas por hora. No Brasil os velocímetros possuem uma faixa de tolerância e marcam sempre uma velocidade maior que a real para inibir o excesso de velocidade. Em geral os odômetros são posicionados juntamente com o velocímetro, mostrando a quilometragem já percorrida pelo automóvel. Os odômetros também possuem um botão que em geral é posicionado no próprio painel de instrumentos para zerar o odômetro parcial.

Conta-giros[editar | editar código-fonte]

O conta-giros ou tacômetro é o indicador responsável por informar ao condutor a rotação do motor do veículo em rotações por minuto ou um múltiplo deste. Ajuda a determinar o momento correto das trocas de marcha.

Temperatura[editar | editar código-fonte]

Há um termômetro que indica a temperatura do motor ao condutor durante a sua operação. Serve de alerta para situações de super aquecimento causadas por falhas no sistema de refrigeração que podem danificar o motor e comprometer seu funcionamento. Pode exibir o valor de temperatura na unidade mais utilizada no país em que o carro foi fabricado ou simplesmente omitir a unidade e oferecer apenas marcações para a temperatura normal de operação e temperaturas altas.

Nível de combustível[editar | editar código-fonte]

Indica a quantidade de combustível disponível no reservatório de combustível do automóvel, permitindo ao motorista reabastecer o veículo quando necessário. Alguns automóveis possuem uma luz de alerta posicionada nas proximidades deste indicador alertando para uma iminente parada por falta de combustível.

Luzes de sinalização e alerta[editar | editar código-fonte]

Há também luzes que servem de alerta aos condutores ou informam a ativação de algum dispositivo do veículo. Há símbolos convencionados entre os fabricantes para tornar a leitura destas luzes mais fácil. Eis uma lista com algumas: