Paixão (gênero musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Paixão, como um gênero musical, é aquela cuja temática enfoca o sofrimento de Jesus Cristo que antecedeu a crucificação. As paixões mais conhecidas são: a Paixão Segundo São Mateus, a Paixão Segundo São Lucas e a Paixão Segundo São João, de Johann Sebastian Bach; além de, Passion: Music for The Last Temptation of Christ (trad. Paixão: Música para a Última Tentação de Cristo) de Peter Gabriel; e entre temas mais comerciais, Jesus Christ Superstar, composição musical de Andrew Lloyd Webber com libreto de Tim Rice; e ainda Godspell, uma paixão composta por Stephen Schwartz.

Outras composições do gênero da paixão são incluidas nos repertórios de compositores não tão populares, como: Carl Philipp Emanuel Bach, filho de Bach, que compos mais do que vinte paixões; Krzysztof Penderecki, com sua "Paixão Segundo São Lucas" (1965); e o compositor estoniano, Arvo Pärt, com sua "Paixão Segundo São João."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.