Palácio de Frederiksborg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista do Palácio de Frederiksborg, pintado por Christen Købke (1835)

O Palácio de Frederiksborg (Frederiksborg Slot, em dinamarquês), também denominado como Castelo de Frederiksborg, está localizado em Hillerød, Condado de Frederiksborg, na Dinamarca.

Maior palácio da Escandinávia, foi construído sobre três ilhotas do Slotssø ("lago do castelo") por Cristiano IV da Dinamarca, entre 1560 e 1630, para ser uma residência real. O seu projeto é de autoria do arquiteto Hans Van Steenwinckel, o Velho, considerado como o maior expoente do Renascimento dinamarquês.

O seu nome é em homenagem ao rei Frederico II da Dinamarca, e este edifício simboliza o poderio da monarquia absoluta dinamarquesa. Era habitado, de fato, pela Família Real, consagrado aos monarcas quando os domínios da Dinamarca se estendiam até à Noruega.

O palácio foi destruído, em 1839, por um violento incêndio, vindo a ser reconstruído posteriormente. Atualmente abriga o Museu de História Nacional da Dinamarca.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre O Castelo de Frederiksborg


Palácios e residências reais da Dinamarca Royal Standard of Denmark.svg
Ocupados: Palácio de Amalienborg · Palácio de Fredensborg · Palácio de Sorgenfri · Palácio de Gravenstein · Palácio Eremitage · Palácio de Marselisborg · Chateau de Cayx · Castelo de Schackenborg ·
Históricos: Castelo de Copenhaga · Castelo de Jægerspris · Castelo de Kronborg · Charlottenlund · Palácio de Frederiksborg · Castelo Rosenborg · Klitgården · Koldinghus · Palácio de Christiansborg · Palácio de Frederiksberg · Palácio de Bernstorff · Castelo de Gottorp ·
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.