Palácio de Mysore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palácio de Mysore à noite
Vista do Palácio de Mysore

O Palácio de Mysore é um palácio localizado na cidade de Mysore, ao sul da Índia. Foi a residência real da antiga família real de Mysore.

Mysore possui numerosos palácios históricos, sendo por isso conhecida como a Cidade dos Palácios. Todavia, o termo "Palácio de Mysore" especificamente se refere a um desses palácios, Amba Vilas. A construção do palácio foi autorizada em 1897, e foi concluída em 1912. Atualmente é um das principais atrações turísticas de Mysore.

História[editar | editar código-fonte]

O Reino de Mysore foi governado pela dinastia Wodeyar de 1399 até a independência da Índia, em 1947, e a subsequente dissolução da monarquia pela constituição indiana. Os reis Wodeyar construíram um palácio em Mysore no século XIV, mas esse palácio foi parcialmente destruído por uma greve relâmpago em 1638. Ele foi reparado e expandido, mas se tornou em ruínas por negligência ao fim do século XVIII. Ele foi demolido em 1793, e um novo palácio foi construído neste local em 1803. Esse palácio, por sua vez, foi destruído por um incêndio em 1897 durante o casamento da Princesa Jayalakshmanni.

A Rainha-Regente de Mysore nesse tempo, Kempananjammanni Vanivilasa Sanndihana, autorizou um arquiteto britânico, Henry Irwin, a construir outro palácio no local. Ao arquiteto foi solicitado combinar diferentes estilos de arquitetura na construção do palácio. A construção foi completada em 1912.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Palácio de Mysore