Palacete Belmarço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palacete Belmarço, Faro.

O Palacete Belmarço é um edifício "notável" da cidade de Faro.Ocupa o gaveto do Largo D. Marcelino Franco e das Ruas de S. Francisco e José Maria Brandeiro. É um imponente edifício mandado construir pelo abastado comerciante Manuel de Jesus Belmarço para sua habitação. Foi projectado, no início do século XX (1912), pelo destacado arquitecto da altura Manuel Joaquim Norte Júnior.

A traça do edifício obedece à moda revivalista do seu tempo e acolhe bastos elementos da linguagem Arte Nova, merecem destaque o elegante torreão-mirante com sacadas de ferro forjado, as cantarias, os elementos decorativos em pedra lavrada e, esculpida no calcário, a bela cabeça de mulher de esfíngico sorriso, que ladeia a porta principal e os dois painéis de azulejos (datados de 1916 e assinados por "Pinto") representando monumentos e paisagens portuguesas como a Torre de Belém e o Palácio da Pena, por exemplo.

Nos últimos anos funcionou no edifício o Tribunal de Trabalho de Faro.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Fernandes, José Manuel. Janeiro, Ana. Arquitectura no Algarve - Dos Primórdios à Actualidade, Uma Leitura de Síntese. Edição da CCDRAlg (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve) e Edições Afrontamento, 2005.
  • Lameira, Francisco I. C. Faro Edificações Notáveis. Edição da Câmara Municipal de Faro, 1995.

Ligação Externa[editar | editar código-fonte]

Radix Ministério da Cultura