Palazzo Columbia-Parlamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada do Palazzo Columbia-Parlamento.

O Palazzo Columbia-Parlamento é um palácio de Florença que se situa na esquina do Borgo dei Greci com a Via dei Leoni, com uma esquina voltada para a Piazza San Firenze.

História e Arquitectura[editar | editar código-fonte]

O palácio moderno remonta ao século XIX e foi construido sobre restos dum edifício quatrocentista, no lugar onde se abria a antiquíssima Porta Peruzza da primeira muralha romana.

A construção ocorreu aproximadamente durante o período em que Florença foi capital do Reino de Itália (1865-1871), sendo ali inaugurado, naqueles anos, o Hotel Columbia-Parlamento que, graças à sua conveniente posição, era frequentado muitas vezes pelos parlamentares da Câmara, que se reuniam no Palazzo Vecchio, e pelos senadores, que se reuniam no Palazzo Pitti. Para estes hóspedes ilustres, que muitas vezes residiam ali por períodos longos, foi providenciado um serviço de primeira categoria e um padrão luxuoso.

Com a transferência da capital para Roma, o palácio manteve a fama de hotel de qualidade, indo, porém, ao encontro dum lento declínio.

Há algumas décadas foi objecto dum restauro e modernização, acabando por recuperar a actividade hoteleira. De facto, hoje em dia voltou a hospedar um hotel de quatro estrelas.

Durante os restauros foi trazida à luz uma loggia quinhentista e recuperada a grande sala do primeiro andar, afrescada com os retratos dos protagonistas do Risorgimento, testemunho do período de ouro do palácio.

Galeria de imagens do interior[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

em italiano

  • Sandra Carlini, Lara Mercanti, Giovanni Straffi, I Palazzi parte seconda. Arte e storia degli edifici civili di Firenze, Alinea, Florença 2004.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Palazzo Columbia-Parlamento