Palito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Palito de dente)
Ir para: navegação, pesquisa

Os palitos são pequenos bastonetes, usualmente de madeira ou plástico, usados frequentemente para retirar detrito dos dentes, principalmente após as refeições.[1] O palito habitualmente possui uma ou duas extremidades bruscamente afinadas para melhor inserir entre os dentes.

História[editar | editar código-fonte]

Embalagem com palitos de madeira.

Os palitos existem há centenas de anos e, provavelmente, são os mais antigos instrumentos de higiene bucal, sendo conhecidos em todas as culturas.

Palitos feitos de bronze estavam entre os objetos encontrados em túmulos pré-históricos, no norte da Itália e no leste dos Alpes. Era conhecido também na Mesopotâmia.

É relatado que Agátocles, déspota e tirano siciliano de Siracusa, morreu em 289 a.C. em conseqüência do veneno colocado nos palitos pelo seu escravo favorito.

Existem também palitos delicados e artísticos, feitos em prata, que datam da Idade Antiga.

Palito japonês.

No século XVII, os palitos eram objetos de luxo, considerados itens de joalheria. Eram feitos de metais nobres e enfeitados com pedras preciosas.

Em 1872, Silas Noble e J. P. Cooley patentearam a primeira máquina de fabricar palitos.

Nos dias atuais, com o advento da moderna dentística, o uso do palito é rejeitado, tendo sido substituído pelo fio dental e pela escova de dentes. Entretanto, apesar dos avanços e da tecnologia, o uso de palito permanece popular entre muitas pessoas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia

Palito do Latim = Ana Sibele

Notas e referências

  1. InfoEscola. História do Palito de Dentes. Visitado em 17/07/2009.