Palm Heinrich Ludwig von Boguslawski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palm Heinrich Ludwig von Boguslawski
Astronomia
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 7 de setembro de 1789
Local Magdeburgo
Morte 5 de junho de 1851 (61 anos)
Local Wroclaw
Atividade
Campo(s) Astronomia
Prêmio(s) Prêmio Lalande (1835)

Palm (ou Palon) Heinrich Ludwig (Pruß) von Boguslawski (Magdeburgo, 7 de setembro de 1789Wroclaw, 5 de junho de 1851) foi um astrônomo alemão.

Foi professor e diretor do Observatório de Wroclaw.

Vida[editar | editar código-fonte]

Natural de Magdeburgo, Boguslawski conheceu Johann Elert Bode, então diretor do observatório em Berlim e autor do atlas celeste Uranographia, na Academia de Guerra Prussiana entre 1811–1812, quando Boguslawski prestou seu serviço militar.

Serviço militar[editar | editar código-fonte]

Boguslawski foi um oficial de artilharia no exército prussiano durante a Campanha da Rússia (1812) liderada por Napoleão Bonaparte. Retirou-se como Hauptmann.

Astronomia[editar | editar código-fonte]

Após a guerra, passou a residir em terras de sua família próximo a Wroclaw. Em 1831 tornou-se curador do observatório de Wroclaw, e foi apontado em 1836 professor honorário da Universidade de Wrocław.

Na noite de 20 para 21 de abril de 1835, Boguslawski detectou um cometa e estimou sua trajetória. Este cometa, também conhecido como 1835 I, foi batizado com seu nome.

Ele também efetuou observações e cálculos dos cometas 3D/Biela, Encke e Halley, publicou trabalhos em periódicos de astronomia e colaborou com a publicação do periódico Uranus, de 1842 até falecer em 1851.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.