Palmeiras Nordeste Futebol Ltda.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Palmeiras do Nordeste)
 Nota: Este artigo é sobre o time de futebol oriundo da Associação Atlética Independente. Para o time de futebol oriundo do Independente Esporte Clube, veja Feirense Futebol Clube.
Palmeiras Nordeste Futebol Ltda.
Nome Palmeiras Nordeste Futebol Ltda.
Mascote Periquito
Fundação 10 de agosto de 2000
Extinção 2007
Estádio Estádio David Caldeira
Capacidade 4 000 pessoas
Material (d)esportivo Rhumell
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Palmeiras Nordeste Futebol Ltda. foi um clube de futebol baiano com sede em Feira de Santana, no estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil. Foi campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol de 2001.

No Ranking da CBF, criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil, alcançou a posição 264.º com 3 pontos (ainda como Associação Atlética Independente) e 335.º com 1 ponto (já como Palmeiras do Nordeste).[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

O clube entrou no profissionalismo em 2000 com o nome de Associação Atlética Independente para disputar a 3ª Divisão do Campeonato Baiano onde conquistou o vice-campeonato e o acesso a 2ª Divisão. Em 2001, conquistou o título da 2ª Divisão ao vencer o Grapiúna na final.

No ano de 2002, o clube em parceria com Palmeiras passa a se chamar Palmeiras Nordeste Futebol Ltda. e, em sua primeira participação na divisão principal, conquista o título do Campeonato do Interior, garantindo o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série C.

Em 2003, conquistou a Taça Estado da Bahia, vencendo o Cruzeiro de Cruz das Almas na final.

Sua decadência iniciou-se em 2004 quando o Palmeiras encerrou sua parceria com o clube. Em 2005, mesmo com grandes dificuldades financeiras disputou o Campeonato Baiano na cidade de Santo Antônio de Jesus, sendo rebaixado após desempate contra o Sport Camaçariense.

Estava filiado à Federação Bahiana de Futebol em 2007 como clube integrante da 2ª Divisão.[1] Ainda naquele ano, o ex-presidente Dilson Gamela filiou na FBF o Independente Esporte Clube, tentativa de reviver a antiga Associação Atlética Independente. Acabou conquistando a 2ª Divisão do Campeonato Baiano, quando mudou de nome em definitivo para Feirense Futebol Clube.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Taça Estado da Bahia 1 2003
Campeonato Baiano - 2ª Divisão 1 2001

Referências

  1. «Clube filiados à FBF da 2ª Divisão Profissional». Federação Bahiana de Futebol. Consultado em 26 de abril de 2008. Arquivado do original em 30 de julho de 2007