Paloma Bernardi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Paloma Bernardi
Bernardi na pele da vilã Rosângela em Salve Jorge.
Nome completo Paloma Bernardi
Nascimento 21 de abril de 1985 (29 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade  brasileira
Ocupação Atriz, radialista, bailarina e empresária
Atividade 1996—presente
Outros prêmios
Super Cap de Ouro
Revelação
2010 - Viver a Vida
IMDb: (inglês)

Paloma Bernardi (São Paulo, 21 de abril de 1985) é uma atriz, empresária, bailarina e radialista brasileira[1] . Ficou conhecida no Brasil todo ao interpretar a personagem Mia da novela Viver a Vida[2] da Rede Globo em que lhe rendeu o Troféu Super Cap de Ouro 2010. Paloma também é conhecida por interpretar Alice na novela Insensato Coração[3] e também por interpretar a vilã Rosângela em Salve Jorge[4] [5] a qual começou como vitima do Tráfico de pessoas[6] e no decorrer da novela se tornou traficante[7] . Paloma é filha do empresário gaúcho Nestor Bernardi, e da artista plástica e ex-bailarina do Balé Popular do Recife, Dil Bernardi. Nasceu na cidade de São Paulo, na zona norte da capital paulistana, onde mantém com sua família o Amarte Espaço Cultural. Paloma namora o ator e cantor Thiago Martins a qual foi seu colega de trabalho em Insensato Coração.[8] [9] [10] Atualmente Paloma gravou o filme Lascados em que vive a protagonista Cenilde[11] [12] , as gravações do filme começaram em São Paulo e as outras cenas foram gravadas no interior do Espírito Santo na cidade de São Mateus.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Paloma começou cedo a carreira fazendo diversos comerciais e aos 11 anos participou de sua primeira novela, Colégio Brasil, exibida pelo SBT, onde viveu Antônia.

Na adolescência Paloma ficou fora das novelas, pois por conta das mudanças em seu corpo a jovem atriz foi recusada por diversos diretores, devido a sua aparência. Mas a jovem aproveitou o tempo livre para estudar; no currículo da atriz estão cursos de interpretação e faculdade de Rádio e Tevê. Hoje Paloma é uma das maiores e melhores atrizes de sua geração e apontada como uma das mais belas do Brasil.

Cquote1.svg [...] Paloma Bernardi, contou que se afastou da carreira artística durante a adolescência.

A atriz foi descoberta aos 4 anos e participou de sua primeira novela, "Colégio Brasil" (SBT), aos 11.

"Lembro que eu usava aparelho e não passava em alguns testes", contou ao site do "Vídeo Show". "Entre mim, de aparelho nos dentes, e outra menina, eles optavam por outra menina."

Seu retorno só ocorreu depois de cursar a faculdade de Rádio e TV ...

Cquote2.svg
Paloma Bernardi diz que foi recusada em testes de novela por usar aparelhos nos dentes.[13]

No ano de 2008 ela deu a vida a pacata Luna em Os Mutantes - Caminhos do Coração, na Record. No ano seguinte, interpretou Mia da novela das oito da Rede Globo Viver a Vida. Em 2011, atuou como Alice na novela das nove exibida pela Rede Globo, Insensato Coração, em que vivia uma personal trainer.

Em 2011, após encerrar seu trabalho em Insensato Coração, foi convidada por Lícia Manzo para interpretar Ana Fonseca na novela A Vida da Gente, a qual seria sua primeira protagonista em novelas, porém pouco tempo depois, foi "desescalada" do papel quando a autora disse numa entrevista que "Fernanda Vasconcellos é a 'mais perfeita' para esse papel." Logo, a autora pediu desculpas a Paloma, que declarou ter entendido perfeitamente a decisão de Lícia.

Na novela das nove escrita por Gloria Perez e exibida pela Rede Globo, Salve Jorge, viveu sua primeira vilã, Rosângela: na trama era uma jovem e bela garota ambiciosa, que tinha o sonho de se tornar modelo, mas foi vítima do tráfico de pessoas e para sobreviver tinha de se prostituir, mas para não sofrer decidiu passar por cima de tudo e de todos para se dar bem, posteriormente se tornando uma traficante. Com a virada de sua personagem, Rosângela se torna uma das principais rivais da protagonista, Morena (Nanda Costa), e uma das maiores aliadas de Livia e Wanda (Cláudia Raia), (Totia Meireles). O fim de sua personagem foi como o das outras: presa ao tentar fugir para o Brasil.

Paloma foi xingada nas ruas por conta de sua personagem Rosângela, da novela das nove Salve Jorge escrita por Glória Perez, a qual foi vitima no começo e no decorrer da novela se tornou traficante; Paloma levou em consideração a reação do público por odiar a personagem, a qual era sua primeira vilã.

A autora Glória Perez declarou que a personagem Rosângela, vivida por Paloma, foi o seu maior desafio, pois contava a história de uma garota ambiciosa que tinha o sonho de ser modelo, mas foi vítima de tráfico de pessoas e para sobreviver nesse mundo se tornou traficante. Glória declarou que Rosângela foi um grande desafio.

Paloma já estrelou diversos clipes musicais de cantores como, João Bosco & Vinícius na musica Tarde Demais e um ao lado do cantor de Pagode Thiaguinho na música Desencana.

Atualmente Paloma está gravando cenas da sua estreia no cinema, em que é a protagonista no longa-metragem Lascados[carece de fontes?].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou a carreira em 1996, na trama "Colégio Brasil", exibida pelo SBT. Em 2008, na Rede Record, interpretou a personagem Luna, de "Os Mutantes - Caminhos do Coração".

Em 2009 viveu Mia, da novela das oito exibida pela Rede Globo, escrita por Manoel Carlos, Viver a Vida: Na trama era filha caçula, foi adotada por Marcos e Tereza (José Mayer e Lília Cabral), tem duas irmãs, Luciana (Aline Moraes) e Isabel (Adriana Birolli). De personalidade doce, Mia parece querer retribuir sua felicidade por estar nessa família, sendo sempre muito carinhosa. Mantém excelente relação com todos e faz o que pode para manter a harmonia entre as pessoas. Em 2011 deu a vida a Alice, na novela das nove, também na Rede Globo, Insensato Coração, em que viveu uma jovem e doce personal trainer.

Paloma vez turnê em todo o Brasil ao lado de Thiago Martins com a peça O Grande Amor da Minha Vida, comédia romântica em que fizeram enorme sucesso em cartaz.

A história retrata a tentativa do casal de montar um manual para encontrar um grande amor. Ao longo de 70 minutos, a peça dá dicas de como se comportar no primeiro encontro, como viver uma cena de amor, fala sobre o primeiro ano do namoro e os problemas que passam a ser enfrentados com a convivência.

Em 2012 deu vida a seu maior desafio, a Rosângela da novela exibida pela Rede Globo no horário nobre do canal, Salve Jorge, escrita por Glória Perez a qual foi sua primeira vilã em novelas. Na trama era uma garota ambiciosa que tem o sonho de ser modelo em uma seleção de modelos em que estava Livia (Cláudia Raia) e Wanda (Totia Meireles) ficam interessados com a garota, por sua beleza, Rosângela ao achar que seria modelo no exterior acabou indo para a Turquia, tendo de se prostituir em boate. Rosângela deixa sua ambição tomar conta de si mesma e aos poucos vai demonstrando suas armas, para não ter de levar mais tapas na cara de Russo (Adriano Garib) foi dando em cima dele, seduzindo-o, aos poucos tomou o lugar de Irina (Vera Fischer ) no caixa da boate, logo depois começou a traficar garotas junto com Wanda. Rosângela seduziu Garcez (Jayme Periard); para alimentar seu sonho de modelo também seduziu Haroldo (Otaviano Costa). Rosângela foi demonstrando ser muito mais capaz e se tornou braço direito de Livia a chefe da máfia. Quando a boate estava sendo invadida pela polícia Rosângela foi esperta e fugiu pela janela e deu de cara com Morena (Nanda Costa) a qual foi sua rival mas demonstrou compaixão pela garota ao dizer que ela estava morta, Desse modo Morena a deixa escapar, mas quando chega ao Brasil é surpreendida pelos policiais e é presa. Rosângela deixou sua ambição falar mais alto. Em 2014, integra o elenco da Dança dos Famosos

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Thiago Martins e Paloma Bernardi

Paloma é filha do empresário Nestor Bernardi e da artista plástica e ex-bailarina do Balé Popular de Recife, Dil Bernardi.[14]

Aos quatro anos, a paulistana já exibia seu dotes artísticos em comerciais de TV. Porém, seu sonho de ser estrela sempre esteve associado à busca por uma formação completa. "Na escola, fazia todos os cursos oferecidos: Coral, Dança, Vôlei, Teatro.

Paloma namora o ator e cantor Thiago Martins, desde 2012, que foram colegas de trabalho na novela Insensato Coração e na peça O Grande Amor da Minha Vida.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Período Título Personagem Notas Emissora Ref
1996 Colégio Brasil Antônia Coadjuvante SBT [15]
2007 Caminhos do Coração Luna Reis Coadjuvante Rede Record [16]
2008 Os Mutantes - Caminhos do Coração Luna Reis Coadjuvante Rede Record [17]
2009 Viver a Vida Mia Saldanha Ribeiro Coadjuvante Rede Globo [18] [19] [20]
2011 Insensato Coração Alice Miranda Coadjuvante Rede Globo [21] [22]
2012 Salve Jorge Rosângela CoAntagonista Rede Globo [23] [24] [25] [26] [27] [28]
2014
Dança dos Famosos Ela mesmo / participante Rede Globo

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Personagem Notas Ref
Estatísticas (Curta-metragem)
The Spirit
Para sempre fiel (Curta-metragem)
O Edifício
Esta Noite 17º Festival internacional de curtas
Quem tem sede bebe (Curta-metragem)
2011 Caso Fechado (Curta-metragem) Lena Protagonista [29]
2014 Lascados Cenilde Protagonista [30] [31] [32]

Clipes[editar | editar código-fonte]

Clipe musical
Ano Grupo/Cantor Música
2013 Thiaguinho "Desencana" [33] [34]
2011 João Bosco & Vinícius "Tarde Demais" [35] [36]
2011 Brenno Be "Um Outro Dia"
2010 Banda Azúkar "Latinos (la hora ya llego)"
2008 Banda Money Honey "Willesden Green Box"

Teatro[editar | editar código-fonte]

Peças de Teatro
Ano Título Papel
2011 O Grande Amor da Minha Vida Maria Helena [37]
Dom Quixote Aldonza
A Flor do Lixo
Fases d' Alma
Despertar na Floresta Agualina
Galileu Galilei
A Bruxinha que Era Boa
Dom Bosco
Romeu e Julieta
Woyzek
Pequena Sereia II
Fases d' Alma
Aladdin
Hércules
A Polegarzinha
A Vida É Sonho
O Novo
The Fame

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2010 Melhores do Ano Revelação Mia Viver a Vida Indicado
2010 Super Cap de Ouro Revelação (Ela mesmo) Ela mesmo (Mia Viver a Vida) Venceu
2011 Prêmio Jovem Brasileiro Atriz Ela mesmo Indicado
2013 Meus Prêmios Nick 2013 Gata do Ano Ela mesmo Indicado
2013 Prêmio Jovem Brasileiro Atriz Ela mesmo Pendente


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons

Referências

  1. Paloma Bernardi: a revelação de "Viver a Vida".
  2. http://mdemulher.abril.com.br/tv-novelas-famosos/reportagem/acontece/paloma-bernardi-atriz-revelacao-viver-a-vida-revista-viva-mais-516223.shtml
  3. http://tvg.globo.com/novelas/insensato-coracao/personagem/alice-miranda.html
  4. http://tvg.globo.com/novelas/salve-jorge/personagem/rosangela.html
  5. http://www.purepeople.com.br/noticia/paloma-bernardi-sera-destaque-de-chao-da-grande-rio-no-carnaval-2014-bela_a9164/2
  6. http://www.purepeople.com.br/noticia/-salve-jorge-rosangela-paloma-bernardi-flagra-livia-claudia-raia-na-boate_a963/5
  7. http://extra.globo.com/tv-e-lazer/telinha/paloma-bernardi-vai-viver-uma-traficante-de-mulheres-em-salve-jorge-4790528.html
  8. http://www.purepeople.com.br/noticia/rodrigo-simas-e-juliana-paiva-relembre-casais-que-se-formaram-nos-bastidores_a7326/7
  9. http://www.purepeople.com.br/noticia/paloma-bernardi-exibe-pernas-em-ensaio-fotografico_a9255/7
  10. http://www.purepeople.com.br/noticia/thiago-martins-sem-paloma-bernardi-toma-chope-com-rafael-zulu-no-rio_a8911/4
  11. http://caras.uol.com.br/especial/cinema/post/paloma-bernardi-estreara-no-cinema-com-personagem-sensual
  12. http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/06/noticias/colunas/1450278-paloma-bernardi-grava-filme-no-estado.html
  13. http://f5.folha.uol.com.br/televisao/1251981-paloma-bernardi-diz-que-era-recusada-em-testes-por-usar-aparelho-nos-dentes.shtm
  14. Paloma Bernardi, biografia, notícias e fotos purepeople.. Página visitada em 25 de março de 2013.
  15. [http:http://www.teledramaturgia.com.br/tele/colegioq.asp Colegio Brasil > Elenco]. Página visitada em 05 de julho de 2013.
  16. Caras Online. Paloma Bernardi. Página visitada em 05 de julho de 2013.
  17. Caras Online. Paloma Bernardi. Página visitada em 05 de julho de 2013.
  18. TV Globo. Mia. Página visitada em 05 de julho de 2013.
  19. http://diversao.terra.com.br/tv/como-mia-de-39viver-a-vida39-paloma-bernardi-ganha-destaque-na-tv,5f2802074d88a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  20. http://www.purepeople.com.br/noticia/paloma-bernardi-fala-sobre-planos-de-casamento-com-festao-ate-de-manha_a4822/8
  21. TV Globo. Alice Miranda. Página visitada em 05 de julho de 2013.
  22. Redação Rede Globo (6 de dezembro de 2010). Camila Pitanga e Paloma Bernardi são irmãs em Insensato Coração (em português) Globo.com. Página visitada em 28 de dezembro de 2010.
  23. Rosângela (Paloma Bernardi). Página visitada em 05 de julho de 2013.
  24. Paloma Bernardi viverá ambiciosa vilã Rosângela em Salve Jorge mdemulher.. Página visitada em 30 de dezembro de 2012.
  25. 'Rosângela sonha em ser Wanda' diz Paloma Bernardi sobre sua personagem Diversão Terra.. Página visitada em 06 de janeiro de 2013.
  26. Paloma Bernardi fala sobre papel em Salve Jorge ‘Uma realidade dolorosa Rede Globo.. Página visitada em 19 de janeiro de 2013.
  27. Paloma Bernardi fala sobre papel de Rosângela que passa pro lado dos traficantes em Salve Jorge Rede Globo.. Página visitada em 19 de janeiro de 2013.
  28. Paloma Bernardi define Rosângela como uma vilã com coração Patrícia Kogut.. Página visitada em 13 de fevereiro de 2013.
  29. Site Oficial. Página visitada em 05 de julho de 2013.
  30. Patrícia Kogut. Paloma Bernardi roda filme no Espírito Santo. Página visitada em 05 de julho de 2013.
  31. http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/06/voce_ag/tv_e_famosos/noticias/1450470-chay-suede-e-paloma-bernardi-gravam-filme-no-espirito-santo.html
  32. http://famosasefotos.com/posts/paloma-bernardi-faz-os-lascados-no-lugar-de-mariana-rios
  33. http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/04/thiaguinho-parabeniza-paloma-bernardi-estrela-de-seu-clipe.html
  34. http://www.purepeople.com.br/noticia/thiaguinho-grava-clipe-de-desencana-com-paloma-bernardi-como-ex-namorada_a4400/1
  35. http://caras.uol.com.br/noticia/paloma-bernardi-estrela-clipe-sertanejo-tarde-demais-joao-bosco-e-vinicius
  36. http://contamais.com.br/noticias/nacionais/paloma-bernardi-atua-em-clipe-da-dupla-sertaneja-joao-bosco-vinicius/587
  37. http://www.nopatio.com.br/tag/paloma-bernardi/