Pamela Melroy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pamela Melroy

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americana
Nascimento 17 de Setembro de 1961 (53 anos)
Palo Alto
EUA
Missões STS-92, STS-112, STS-120
Insígnia
da missão
STS-93 patch.svg STS-100 patch.svgSts-112-patch.png

Pamela Anne Melroy (Palo Alto, 17 de setembro de 1961) é uma astronauta dos Estados Unidos veterana de três missões no espaço, a última delas, STS-120, como comandante, sendo a segunda mulher a comandar uma missão do ônibus espacial, depois da pioneira Eileen Collins.

Oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, Pamela formou-se em Astronomia e Física no Colégio Wellesley, reputada instituição feminina de ensino nas proximidades da cidade de Boston, Massachussets, em 1983. Após a conclusão do curso secundário, fez mestrado em Ciências Planetárias no prestigiado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Depois de completar os estudos ela entrou para a Força Aérea, graduou-se como piloto e participou de missões de combate na Guerra do Golfo, em 1991. Depois da guerra fez o curso de piloto de testes da força aérea, formando-se em julho de 1991 e passando a testar aviões C-17, baseada na Base Aérea de Edwards, na Califórnia.

Melroy foi selecionada para a NASA em 1994 e fez dois anos de treinamento como piloto do ônibus espacial. Foi ao espaço duas vezes como piloto, a primeira na missão STS-92 em 2000 e a segunda na STS-112, em 2002.

Em outubro de 2007 foi pela terceira ao espaço desta vez como comandante da missão STS-120, na nave Discovery, segunda mulher a exercer um comando de missão espacial, para trabalhos na ISS que incluíram a instalação de um módulo construído pela ESA para a estação. A missão esteve na ISS durante a Expedição 16, que trabalhou e habitou a estação por seis meses, comandada pela astronauta Peggy Whitson. Foi a primeira vez na história da exploração espacial em que as duas missões em curso no espaço foram comandadas por duas mulheres.

Ver também[editar | editar código-fonte]