Pampanga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A Península de Pampanga, no mapa de Luzon, Filipinas.

Pampanga é uma província das Filipinas situada na região central da ilha de Luzon, que se estende a nordeste da Baía de Manila. Seu nome foi dado pelos conquistadores espanhóis que encontraram os antigos nativos do lugar vivendo nas proximidades das margens do rio, chamadas por eles de ‘pangpang'.

Foi criada em 1571 e é a mais antiga das sete províncias da região central de Luzon. Sua capital é San Fernando e aculinária local é famosa em toda as Filipinas e grande fonte de renda da região. A província cobre uma área de 2180 km² e sua população é de 1.882.730 habitantes (censo 2000).

Servida por um grande aeroporto internacional, o segundo maior de Luzon, suas principais atividades econômicas são a agricultura e a pesca; nos últimos anos, atividades do ramo da eletrônica também estão em franco desenvolvimento na província, com a produção de semi-condutores e computadores.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia das Filipinas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.