Panela de barro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Panela de barro servida com canjiquinha, prato típico da culinária mineira, em restaurante do município de Coronel Fabriciano.

As panelas de barro são os utensílios de cozinha mais antigos que existem. Praticamente todos os povos da terra em algum momento a utilizaram. Das panelas de barro, secas apenas ao calor ambiente, os povos passaram a coze-las em fogueiras e fornos, daí surgindo a cerâmica.

No Brasil, é bastante afamado o artesanato típico da cidade de Vitória-ES, que consiste em panelas de barro, feitas artesanalmente pelas Paneleiras de Goiabeiras, sem o auxílio de forno, cozidas em fogueiras a lenha, e recebendo logo após, uma tintura de tanino num ritual conhecido como "sova" ou "açoite", de acordo com a tradição indígena. Na mesma tradição, a cidade de Alegre, também no estado do Espírito Santo, tem seu artesanato de panelas de barro reconhecido.

No Nordeste, nas feiras populares, há grande comércio de panelas de barro artesanais.

Na região-centro oeste, na cidade de Pirenópolis, em Goiás são famosas as panelas de barro da família de D. Eva.

Existem panelas de barro de diversos tamanhos e são utilizadas no preparo de diversos pratos, como a moqueca capixaba e a torta capixaba. Também é usual utilizar caldeirões de barro para servir feijoada.

Forma de preparar uma panela de barro nova[editar | editar código-fonte]

  • Unte a panela de barro, sem uso, com 2 colheres de óleo de cozinha;
  • Leve-a ao fogo e deixe queimar até o óleo acabar;
  • Em seguida, coloque a panela para esfriar e lave-a;
  • Está pronta para usar.


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.