Panga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPterogymnus laniarius[1]
Pterogymnus laniarius.png

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Sparidae
Género: Pterogymnus
Smith, 1938
Espécie: P. laniarius
Nome binomial
Pterogymnus laniarius
(Valenciennes, 1830)

Pterogymnus laniarius, mais conhecido como Panga, é um peixe nativo do sudoeste do Oceano Atlântico e do sudoeste do Oceano Índico. Sua carne é branca e suas escamas são geralmente rosadas, com o peito branco e listras azuis e verdes estendidos lateralmente ao longo dos lados.

Em outros países a panga nome pode se referir a uma espécie diferente. Na Indonésia, panga refere-se a Megalaspis cordyla, na Espanha, Países Baixos e Polónia, se refere a Pangasius hypophthalmus, e no Quênia se refere a peixe-espada.

Vida do peixe[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua vida, um panga sofre alterações periódicas de sexo com até 30% da população sendo hermafrodita de uma vez. Apesar da presença de ambos os órgãos sexuais, é de grande importância considerar improvável que ambos órgãos sejam ativos simultaneamente. Os pangas são lentos para atingir a maturidade sexual, com um tempo mínimo de 4,5 até 14 anos para a duplicação de sua população.

Os pangas se alimentam de estrelas-do-mar e de bivalvias.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Corre um boato de que estes peixes são contaminados. Bem, não foi o que o teste realizado pela Deco (pt) apontou, veja: http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm

Ademais, dados reais sobre a cultura do Pangasius pode ser consultada em: http://www.worldwildlife.org/what/globalmarkets/aquaculture/pangasius-additionalresources.html