Panhandle do Idaho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Panhandle do Idaho

O Panhandle do Idaho (em inglês: Idaho Panhandle) é a região norte do estado norte-americano do Idaho, que compreende os dez condados mais setentrionais deste estado. Como cabo de frigideira está rodeado pelos estados de Washington a oeste, Montana a leste, e pela província canadiana da Colúmbia Britânica a norte.

Esta região tem um fuso horário diferente do resto do Idaho. O panhandle segue o fuso horário do Pacífico (Pacific Standard Time, UTC-8) enquanto o resto do estado segue o fuso horário das Montanhas Rochosas (Mountain Standard Time, UTC-7).

História[editar | editar código-fonte]

O panhandle do Idaho foi criado quando o Território do Montana foi organizado a partir do Território do Idaho em 1864. Todos os territórios a oeste da Divisória Continental (linha de separação de águas nas Montanhas Rochosas entre as bacias drenantes para o Oceano Pacífico e para o Golfo do México ou Oceano Ártico) foram colocados no Idaho. Porém, os encarregados de traçar o novo território esqueceram-se da cadeia montanhosa de Bitteroot. Quando perceberam o erro, dirigiram-se para norte até ao atual Sandpoint, e daí o estreito panhandle ter sido deixado tal como tinha sido inicialmente delimitado. Entre as zonas do estado atual do Montana a oeste da Divisória Continental, estão Butte, Missoula, Kalispell, Flathead Lake e a metade ocidental do Parque Nacional Glacier.

Quando a sede do governo territorial foi transferida de Boise para Lewiston no final de 1864, estimou-se que a região do panhandle seria difícil de governar. Fez-se uma proposta de que a parte norte do Idaho se tornasse um estado separado, mas tal não foi avante. Houve uma nova tentativa em 1901, em que se propôs fundir a zona do Panhandle do Idaho com a parte oriental do estado de Washington (Eastern Washington) para criar o «Estado de Lincoln», mas esta tentativa falhou também.

Condados do Panhandle[editar | editar código-fonte]

A cidade de Coeur d'Alene é a maior da região. Outras cidades importantes são Lewiston, Moscow (onde fica a Universidade do Idaho), Post Falls, Hayden e Sandpoint.

A região tem área total de 54 422 km², ou seja, 25,39% da área do Idaho, e tinha em 2004 um total de 295 160 habitantes, 21% do total do estado.

Pontos de interesse turístico[editar | editar código-fonte]

Reservas índias[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Idaho Panhandle».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]