Pantin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pantin
  Comuna francesa França  
O hôtel de ville.
O hôtel de ville.
O hôtel de ville.
Símbolos
Brasão de armas de Pantin
Brasão de armas
Gentílico Pantinois
Localização
Pantin está localizado em: França
Pantin
Localização de Pantin na França
Coordenadas 48° 53' 48" N 2° 24' 06" E
País  França
Região Ilha de França
Departamento Sena-São Dinis
Administração
Prefeito Bertrand Kern
Características geográficas
Área total 5,01 km²
População total (2018) [1] 59 237 hab.
Densidade 11 823,8 hab./km²
Altitude máxima 108 m
Altitude mínima 38 m
Código Postal 93500
Código INSEE 93055
Sítio ville-pantin.fr

Pantin é uma comuna francesa, localizada na periferia nordeste de Paris, para a qual é adjacente, no departamento de Seine-Saint-Denis, na região da Ilha de França. Faz fronteira com: Aubervilliers, o 19.º arrondissement de Paris, La Courneuve, Bobigny, Noisy-le-Sec, Romainville, Les Lilas, Le Pré-Saint-Gervais.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

A cidade está localizada nos arredores de Paris e é formada por uma planície atravessada pela estrada nacional 2 e 3, a linha ferroviária de Paris - Estrasburgo e o Canal de l'Ourcq.

Um pequeno rio, o riacho de Montfort, que tem a sua origem em Bobigny e deságua no Sena, em Saint-Denis, passa por Pantin, mas o rio é coberto por bosque por um longo tempo e não é mais visível.

Comunas limítrofes[editar | editar código-fonte]

A cidade é limítrofe com as comunas de:

Os limites entre Pantin e as cidades vizinhas têm evoluído várias vezes:

  • o limite entre as comunas de Pantin e Le Pré-Saint-Gervais é definido em 1792;
  • em 1859, Pantin cede a Aubervilliers parte do território do forte de Aubervilliers e Romainville para o forte desta cidade;
  • a lei de 16 de junho de 1859 anexou a Paris várias comunas e partes de comunidades vizinhas, ampliando assim os limites da comuna até a linha de fortificações que cercava a cidade e seus subúrbios. Pantin cedeu uma parte de seu território, e uma alteração de limites com a capital também foi realizada em 1930;
  • em 1867 com Les Lilas, durante a criação desta comuna;
  • em 1928, com Bobigny;
  • em 1938 com Le Pré-Saint-Gervais;
  • em 1949 com Les Lilas.

Transporte[editar | editar código-fonte]

A linha de tramway T3b é tangente ao território da comuna.
Ver artigo principal: Tramway d'Île-de-France

A cidade de Pantin é servido por:

Ferroviário[editar | editar código-fonte]
Estradas[editar | editar código-fonte]

Toponímia[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

As origens[editar | editar código-fonte]

Evidências arqueológicas atestam a ocupação do território de Pantin por populações celtas da Idade do Bronze.

Os Romanos construíram uma estrada entre Lutécia e Tréveris (ancestral da estrada nacional 3), uma ocupação permanente do sítio é atestada no século II.

A paróquia foi criada após a visita do bispo de Auxerre, o futuro são Germano, a quem ela é dedicada.

O primeiro ato conhecido, onde o nome de Penthinum aparece é um ato do século XI, dando o domínio de Pantin ao priorado de Saint-Martin-des-Champs.

Em 1197-1198, o prior de Saint-Martin-des-Champs Robert concede aos habitantes uma carta de franquia, isentando de impostos as terras anteriormente dadas a champart.

Em 1240, fala-se de Pierre, pároco de Pantin[2].

Em 1411, a vila é saqueada pelos Armagnacs, durante as Guerra dos Cem Anos e, em 1499, o feudo de Pantin é concedido pelo priorado para o controlador do sótão de sal de Melun.

abadia de Saint-Denis possuía um pedágio sobre o chemin de Pantin que se afirma do século XVII.

O fim do Antigo Regime e a Revolução[editar | editar código-fonte]

Hóspedes de Pantin no século XVIII[editar | editar código-fonte]

Neste momento, a vila de Pantin atrai muitas personalidades, seduzidas pelo seu "bom ar".

Pantin foi um dos locais da batalha de Paris em 30 e 31 de março de 1814, que viu os aliados (os exércitos austríaco, prussiano e russo) invadir Paris, e isso levou à primeira abdicação de Napoleão I
Podemos distinguir, ao fundo, a igreja Saint-Germain.

Em 1790, a comuna perdeu a paróquia de Le Pré-Saint-Gervais, que obtém a sua autonomia. De 1790 a 1795 Pantin foi um cantão do distrito de Franciade.

O tempo de transformações : o século XIX[editar | editar código-fonte]

Em 1806, a guarda imperial de Napoleão, em seu retorno de Austerlitz se acampou nas planícies de Pantin.

Em 1808, o canal de l'Ourcq rompeu uma das margens e inundou a planície.

Pantin foi uma das vilas que, na campanha de 1814, é assinalada para defender Paris. O corpo de exército francês, comandado pelo general Compans, parou e se fortaleceu em Pantin contra o general russo Ragefski e o príncipe de Württemberg, que ele lutou com persistência e sucesso, que Ragefski foi obrigado a renovar o seu tirailleurs destruídos pela artilharia francesa. Em 30 de março de 1814, uma luta sangrenta se seguiu, e depois de mais de duas horas de uma horrível refrega, Pantin, tomada e retomada várias vezes, permaneceu no poder por tropas francesas.

Por sua parte, o marechal de Marmont também rejeitou de Belleville as tropas russas, mas esse sucesso foi de curta duração: novas tropas russas, prussianas, e wurttemberguesas se prepararam para o contra-ataque. Barclay de Tolly, general-em-chefe, avança com 180 000 homens contra nada mais do que 25 000 franceses. O general Compans resistido bravamente ao ataque e, após uma forte resistência, desesperado para triunfar sobre o crescente número de inimigos, fez soar retiro, deixando ao inimigo a vila de Pantin.

Retirado com os escombros de seus soldados nas alturas de Pantin, ele se levantou ainda com intrepidez o fogo do inimigo, quando a notícia do cessar-fogo parou a carnificina. A rendição foi assinada em 31 de março. Pantin foi ocupada por três meses por tropas anglo-escocesas, que a saquearam e a devastaram.

A estação de Pantin, que foi construída em 1864, facilitou a circulação dos moradores e o desenvolvimento econômico da comuna. A cidade conhece no final de 1869 uma notoriedade passageira, por ocasião de um desastre tornado vários, o affaire Troppmann.

Em 1875, o canal de l'Ourcq e a linha ferroviária dividem a cidade em dois bairros: a Vila e os Quatro Caminhos. Essa última área é compensada, e o Pantinois da Petite Prusse (nome que se deu ao bairro novo, porque ele abrigou uma população em grande parte originária da Alsácia-Lorena) está chamando para a secessão. A demanda de elevação em comuna independente é negado. Mas o prefeito ouve os pedidos e manteve os seus compromissos : um lugar de culto é construído na borda da estrada de Flandres e uma prefeitura é construída perto do canal, inaugurado em 1886.

É na antiga fábrica de fósforos que foi descoberto a massa de inofensiva para o sesquissulfeto de fósforo, que substituiu o perigoso fósforo branco.

Da Primeira à Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Em 5 de setembro de 1914, os táxis parisienses requisitado apoio a unidades de infantaria na estação de Pantin como seus chegada dos trens para carregá-los na frente na Primeira Batalha do Marne.

A Copa da França de futebol 1917-1918 é a primeira edição da Copa da França de futebol. A final opôs em 6 de maio de 1918 a equipe do FC Lyon à do Olympique de Pantin no estádio Olivier De Serres em Paris. A partida foi vencida pelo Pantin com uma pontuação de três gols a zero.

A cidade sofreu graves destruições durante o bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Em 15 de agosto de 1944 deixou a plataforma de gado da estação de Pantin o último comboio de deportados da região parisiense, composto de 2 500 homens e mulheres fora das prisões parisienses e do Forte de Romainville[3]. Os homens serão registrados na série de 77 000 para Buchenwald, 80 % será transferido ao campo de Dora. As mulheres são enviadas para Ravensbrück. 903 deportados deste comboio morrerão nos campos de concentração. A característica especial deste comboio é que dos 168 aviadores, aliados estão integrados : eles não são considerados como prisioneiros de guerra. Em 16 de agosto, os deportados serão forçados a abandonar seus vagões na altura de Nanteuil - Saacy. A ponte foi bombardeada. Eles vão a pé até a estação de Nanteuil. Houve evasões que resultou em execuções.

A indústria de Pantin no século XX[editar | editar código-fonte]

Depois de vencer a corrida da côte d'Argenteuil, em uma bicicleta a motor, SICAM, uma empresa da qual ele foi um dos líderes na fabricação e um dos pilotos em abril de 1921, Charles Benoît criou em 1923, com Abel Bardin, que tinha sido diretor comercial da mesma SICAM, os ateliers da Motobécane, que criaram a sua fábrica em rue Beaurepaire. Seu primeiro modelo, o "175", atingindo 50 km/h e o seu sucesso é tal que se imagina uma versão de "senhoras e clérigos", de estrutura aberta para facilitar o uso do equipamento para pessoas vestidas com saias, vestidos ou batinas. Seu alcance vai se expandir com a comercialização do Motoconfort MC1 de 308 cm3centímetro.

Em 1923 também, Eugene Haug reconstruído o Grands Moulins de Pantin, um moinho de farinha industrial construído em um típico estilo alsaciano no mesmo modelo que os Grands moulins de Paris e os de Corbeil.

Depois da guerra[editar | editar código-fonte]

A linha 5 do metrô foi estendida da Gare du Nord para a Église de Pantin em 1942. Esta estação permaneceu como o terminal da linha até 1985. Devido a isso, uma grande estação de ônibus foi instalada na frente da igreja, onde muitos ônibus do subúrbio tinham e ainda têm o seu terminal.

Em 1959 se iniciou a construção de Courtillieres, projetado por Emile Aillaud. Consistindo de 1500 habitações dividido em um longo imóvel e dois menores que "serpenteiam" em torno de um parque de 4 hectares, este é um dos primeiros "grands ensembles" da região parisiense.

Edifícios públicos vêm para completar o que já foi no início uma cidade de habitação: prefeitura anexa, creches, estabelecimentos de ensino, ginásios, casas, biblioteca, centro de saúde foram construídos.

Quarenta anos após a sua inauguração, o bairro está muito deteriorado, há muito tempo abandonado pelo seu gestor e proprietário, a SEMIDEP, sociedade de economia mista pertencente à cidade de Paris[4]. A população de Pantin em pleno crescimento se abre para imigração em massa fora da Europa a partir da década de 1970.

Depois que a OPHLM de Pantin se tornou dona do bairro, o município pode lançar em 2001 um grande projeto de reabilitação do bairro. O valor estimado de 200 milhões de euros[5] (financiado em parte pela Agence nationale pour la rénovation urbaine), o projeto consiste principalmente em uma requalificação urbana da área, requalificação que prevê a destruição de uma parte dos edifícios e a renovação das partes restantes.

O canteiro, já trabalhado, foi congelado em maio de 2006 pelo Ministério da Cultura e o ministério da Habitação e da Cidade do fato de uma aplicação para a classificação para os monumentos históricos. Os inspetores de Monumentos históricos chamaram em abril de 2007 a salvaguarda de edifícios ; o projeto está atualmente bloqueado e permanece até uma decisão final sobre a natureza da classificação, uma decisão difícil o andamento da obra e a oposição do município apoiado pela população[6][7].

Em 2016, a Organização Mundial de Saúde classificou Pantin cidade como a mais poluída da França.[8]

Geminação[editar | editar código-fonte]

Cultura local e patrimônio[editar | editar código-fonte]

Lugares e monumentos[editar | editar código-fonte]

Igreja Saint-Germain-l'Auxerrois.
  • A igreja Saint-Germain-l'Auxerrois[9]
  • A igreja Sainte-Marthe des Quatre-Chemins[10]
  • A folie de Pantin[11]
  • A école de Plein-Air[12]
  • A piscine municipale[13]
  • A Tour Essor 93 edifício de escritórios localizado perto da porte de Pantin
  • Ensemble Emille-Aillaud em Les Courtillières.
  • O Centre national de la danse
  • O último trecho do Canal de l'Ourcq que se junta ao Bassin de la Villette entrando em Paris.
  • A usina elevatória de água.
  • Os Grands Moulins de Pantin

Personalidades ligadas à comuna[editar | editar código-fonte]

Em ordem cronológica de nascimento :

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. Dictionnaire historique des environs de Paris du docteur Ermete Pierotti
  3. http://www.leparisien.fr/espace-premium/seine-saint-denis-93/le-quai-aux-bestiaux-va-enfin-devenir-un-lieu-de-memoire-24-03-2016-5654697.php  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. http://www.senat.fr/seances/s199710/s19971028/sc19971028018.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. Matin Plus, 20 de setembro de 2007.
  6. Le journal du dimanche, 2 de setembro de 2007.
  7. lemonde.fr, 15 de setembro de 2007
  8. http://www.liberation.fr/direct/element/la-ville-de-pantin-93-championne-de-la-pollution-atmospherique-en-france_48404/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  9. Notice no PA00079943, base Mérimée, ministère français de la CultureMinistère français de la Culture. «PA00079943». Mérimée (em francês) 
  10. Sainte Marthe des quatre chemins - 93500 PANTIN
  11. Notice no PA00079944, base Mérimée, ministère français de la CultureMinistère français de la Culture. «PA00079944». Mérimée (em francês) 
  12. Notice no PA93000005, base Mérimée, ministère français de la CultureMinistère français de la Culture. «PA93000005». Mérimée (em francês) 
  13. Notice no PA93000006, base Mérimée, ministère français de la CultureMinistère français de la Culture. «PA93000006». Mérimée (em francês) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]