Pantry Panic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pantry Panic
 Estados Unidos
1941 •  cor •  7 min 
Direção Walter Lantz
(não-creditado)
Produção Walter Lantz
História Ben Hardaway
L.E. Elliott
Música Darrell Calker
Companhia(s) produtora(s) Walter Lantz Productions
Distribuição Universal Pictures
Idioma inglês
Cronologia
The Screwdriver (1941)
The Hollywood Matador (1942)

Pantry Panic (Pânico na Cozinha ou Despensa do Desespero, em português) é um filme de curta-metragem de animação estadunidense, sendo o 3º da série Pica-Pau.[1] Foi produzido por Walter Lantz Productions, distribuído pela Universal Pictures e estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 24 de novembro de 1941.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Enquanto todos os pássaros da floresta estavam migrando para o Sul por causa do inverno, o Pica-Pau estava preparando-se para nadar no lago. Ao perceber a migração, ele pergunta aos pássaros para onde eles estão indo, e eles explicam que estão migrando para o Sul, pois o Professor Temporino Marmota (o meteorologista local) havia anunciado que um grande frio tomaria conta da região. Entretanto, o Pica-Pau não se preocupa, pois ele não acredita nas previsões do tempo.

Para a surpresa do Pica-Pau, as previsões do tempo estavam corretas, e um inverno rigoroso tomou conta da região. Novamente o Pica-Pau não se preocupa, pois ele tem em sua casa um estoque cheio de comida. Porém, um redemoinho de neve entra na casa dele e leva embora toda a sua comida, não deixando uma migalha sequer.

Duas semanas depois, o Pica-Pau, sem comer nada desde o incidente com o redemoinho, encontra-se cara-a-cara com a "Fome" (personificada de um jeito semelhante à personificação da Morte).

Um mês depois, um gato faminto aparece em frente a casa do Pica-Pau, e planeja comer o pássaro. O Pica-Pau, sem comer nada durante um mês, quando avista o gato, planeja comê-lo também, e quando os dois se encontram começa uma briga para ver quem consegue matar o outro primeiro.

Após alguns minutos de batalha, um grande alce aparece na porta da casa. Quando o Pica-Pau e o gato avistam o animal, imediatamente o matam e o comem inteiro. Sentados ao lado dos ossos do alce, os dois aparentam estar satisfeitos. Entretanto, o gato olha para o Pica-Pau e fala: "Isso foi delicioso! Mas sabe, eu ainda tenho fome!", e o Pica-Pau responde: "Ah, é? Eu também!". Os dois pegam suas facas, finalizando o desenho com os dois ainda com fome, tentando se matar de novo.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Dubladores originais[editar | editar código-fonte]


Notas de produção[editar | editar código-fonte]

Assim como a maioria dos curta-metragens de Walter Lantz feitos nos anos 1940, Pantry Panic (originalmente intitulado What's Cookin' [2]) não possui o nome do diretor nos créditos finais. Entretanto, Lantz afirmou que ele mesmo havia dirigido este desenho.[carece de fontes?] A animação foi feita por Alex Lovy e LaVerne Harding, a história por Ben Hardaway e L.E. Elliott, e a música por Darrell Calker.

Alguns esboços em papel feitos durante a produção de Pantry Panic referem-se ao gato que tenta comer o Pica-Pau como "Korny Kat".[2][4]

Como já dito, Pantry Panic é o 3º desenho na série de desenhos animados do Pica-Pau, e portanto a 4º aparição do personagem. Nos Estados Unidos, esta foi a última dublagem de Mel Blanc na voz do Pica-Pau,[2][4] pois Blanc assinou um contrato de exclusividade com a Warner Bros., o qual permitia que ele providenciasse as vozes só dos personagens da Warner, ou seja, das séries Looney Tunes e Merrie Melodies, e portanto ele não podia continuar a fazer a voz do Pica-Pau.[5] Porém, a risada que Blanc havia gravado foi usada na trilha sonora dos desenhos subseqüentes do Pica-Pau, até o final dos anos 1940.[5] Depois de Pantry Panic, o Pica-Pau passou a ser dublado por Ben Hardaway.[2]

Atualmente, Pantry Panic é o único desenho do Pica-Pau que está em domínio público.[4][6] Portanto, pode ser distribuído livremente, e pode ser baixado do Internet Archive e assistido no YouTube.

Referências

  1. (em inglês)Dave Koch. "Woody Woodpecker". Big Cartoon DataBase. Acessado em 2 de dezembro de 2008.
  2. a b c d e (em inglês)Cooke, Jon, Komorowski, Thad, Shakarian, Pietro, and Tatay, Jack. "1941 Arquivado em 23 de maio de 2012, no Wayback Machine.". The Walter Lantz Cartune Encyclopedia. Acessado em 27 de setembro de 2008.
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome um
  4. a b c (em inglês)Dave Koch. "Pantry Panic Production Information". Big Cartoon DataBase. Acessado em 2 de dezembro de 2008.
  5. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome seis
  6. (em inglês)Cooke, Jon, Komorowski, Thad, Shakarian, Pietro, and Tatay, Jack. "List of Shorts in the Public Domain Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine.". The Walter Lantz Cartune Encyclopedia. Acessado em 2 de dezembro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pantry Panic