Panvel Farmácias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Panvel Farmácias é a maior rede de farmácias da Região Sul do Brasil. Possui 5 mil colaboradores trabalhando em mais de 300 lojas espalhadas por mais de 85 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com um público de, aproximadamente, 2,7 milhões de clientes por mês. São mais de 15 mil itens à venda nas lojas, entre medicamentos e perfumaria, nacionais e importados. Tem como ponto forte a maior linha de produtos de marca própria do país. São mais de 500 itens agrupados em 20 submarcas e mais de oito milhões de unidades vendidas ao ano. Foi a primeira rede de farmácias do país a comercializar marca própria, em 1989.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Panvel inicia-se em 1967, quando as duas maiores redes de farmácias do Rio Grande (Panitz e Velgos) do Sul juntaram-se para criar uma central de distribuição de medicamentos, a Dimed Distribuidora de Medicamentos Ltda.

Em 1969 a Rede Panitz, detentora do Laboratório Lifar, e a Rede Velgos, detentora do Laboratório Sanitas, se unem para criar o Laboratório Lifar. Em 1973 acionistas das redes Panitz e Velgos se unem para criar a Panvel, que veio a se tornar a maior rede de farmácias da Região Sul e uma das maiores do Brasil. Em 1977 a Panvel decide expandir a área de varejo a partir da constatação em pesquisas que a principal motivação do cliente na escolha de uma farmácia é a proximidade (localização). A rápida evolução da rede estabelece, em dois anos, 44 lojas no estado.

Em 1980 a Dimed inaugura uma Central de Distribuição em São José, Santa Catarina. Em 1983 o grupo solidifica sua posição não só na área de varejo, mas, também, no atacado: além do maior número de lojas, aumenta a sua representatividade junto aos laboratórios. A Rede Panvel totaliza 72 lojas. Em 1985 é inaugurada a primeira loja em Santa Catarina, na Praça XV. Em 1989, a Panvel lançou seu primeiro item de marca própria, fraldas descartáveis.

Em 1992 a rede Panvel chega a 100 filiais. Em 1994 o serviço Alô Panvel inicia seu funcionamento. Em 1995 o Ciclo de Atividades é lançado. Em 1998 o grupo inaugura sua Loja Virtual (www.panvel.com) e começa a vender medicamentos e perfumaria via internet.

Em 2002 a rede Panvel totaliza 200 filiais. Em 2006 ocorre o lançamento da Linha Vert. Em 2008 são inauguradas, em Porto Alegre, a Panvel Megastore da 24 de outubro, loja conceito especializada em bem-estar e beleza, e a Panvel Bem-Estar, primeira farmácia especializada em diabéticos, ortopédicos e fitness. É criado o Panvel Sempre Bem, um programa de fidelidade com descontos exclusivos e sistema de troca de pontos. Em 2009 a Loja Virtual passa a atender consumidores de todo o Brasil, interessados, sobretudo, nos produtos de Marca Própria. A Rede Panvel totaliza mais de 260 filiais. No Twitter, a Panvel lança o perfil @panvelmakeit, falando sobre beleza e novidades em produtos.

Em 2010 a Rede Panvel chega a 280 filiais e entra no mercado do Paraná. São realizados investimentos fortes em inovação e na internet, através da Loja Virtual, do Twitter e do blog Make It. Em 2011 a Panvel chega a 294 lojas, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2012, a Panvel abriu 25 novas lojas na Região Sul.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]