Papa-açúcar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPapa-açúcar
Promerops cafer

Promerops cafer
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Nectariniidae
Subfamília: Promeropinae
Género: Promerops
Espécies
P. gurneyi
P. cafer

Os papa-açúcar são aves passeriformes nectariniídeas oriundas do sul de África, classificadas no género Promerops. O grupo inclui apenas duas espécies e constitui a sub-família Promeropinae.

Os papa-açúcar são aves de pequeno porte, excluindo a cauda enorme que pode atingir o dobro ou triplo do comprimento do corpo. A plumagem é semelhante em ambas as espécies, com dorso e cauda castanhos, ventre branco, peito alaranjado e garganta branca. O papa-açúcar-de-gurney distingue-se pela coroa vermelha na cabeça. O bico é comprido, ligeiramente recurvado e preto. As patas são curtas e as asas são arredondadas. Os sexos são semelhantes, embora a fêmea seja um pouco menor.

Estas aves alimentam-se de pequenos artrópodes e néctar de flores e têm hábitos solitários. Na época de reprodução organizam-se em casais. A fêmea constrói o ninho e incuba os ovos sozinha, mas os juvenis recebem os cuidados parentais de ambos os progenitores. Habitam preferencialmente zonas ricas em árvores do género Protea.

A taxonomia dos papa-açúcar foi alterada diversas vezes. Estas aves já foram consideradas como família própria (Promeropidae), integradas nas famílias Meliphagidae (com base nos critérios de estrutura da língua, ninho e hábitos comportamentais), Sturnidae (estrutura proteica) e Nectariniidae. Os estudos de hibridização de DNA que constituem a base da taxonomia de Sibley-Ahlquist confirmaram os papa-açúcar como nectariniídeos, embora suficientemente distintos para serem isolados como sub-família.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund