Papa-terra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPapa-terra
Menticirrhus saxatilis (line arg).jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Sciaenidae
Género: Menticirrhus
Espécies
Ver texto.

Papa-Terra é o nome mais conhecido de algumas espécies de peixes da Ordem dos Perciformes pertencentes a família Sciaenidae, do gênero Menticirrhus.

Espécies como Menticirrhus americanus (Betara/Papa-Terra branco) é mais encontrado no sul/sudeste do brasil e o Menticirrhus saxatilis (Papa-Terra escuro, manchado com listras) é mais comum no norte/nordeste. Essas espécies predominam em todo o litoral brasileiro, podendo ser encontrado do Oiapoque ao Chuí. Outras espécies do gênero Menticirrhus são presentes nos litorais do Suriname, América central, Mar do Caribe, até a Flórida.

No Brasil, também é conhecido por outros nomes que variam muito dependendo da região. É chamado de Betara ou Embetara nas regiões sul/sudeste e de Perna-de-Moça ou Perna-de-Velha na região norte e ainda, Boca-de-Gato no Maranhão, Piauí e Natal. Contudo, Papa-Terra é o nome mais utilizado para o peixe.

Este peixe gosta de frequentar bastante estuários ou canais próximos às praias e canais de mangues onde caça seu alimento. Basicamente pequenos crustáceos, camarões e alevinos. O Papa-Terra costuma ser muito confundido com a [Corvina] Micropogonias furnieri, porém tem o corpo mais comprido e o boca mais achatada, apresenta de pinturas que lembram listras no seu dorso e não atinge mais que 47 cm de comprimento. O Papa-Terra possui no final de sua nadadeira caudal a aba superior mais curta que a aba inferior formando de "S" que o distingue facilmente de vários outros peixes do genêro Sciaenidae.

As melhores iscas para o Papa-Terra são a minhoca-de-praia e o corrupto.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências:

[1]

  1. http://www.scielo.br/pdf/rbzool/v4n2/v4n2a03.pdf http://www.lareferencia.info/vufind/Record/BR_131bfc75bc9c892ccc3443213b3809a4/Details http://www.semarh.goias.gov.br/site/uploads/files/inventario_ictiofauna_peamp.pdf https://www.academia.edu/2255812/Peixes_estuarinos_e_costeiros http://www.ceama.mpba.mp.br/boletim-informativo/doc_view/2173-ictiofauna-das-praias-de-cabucu-e-berlinque-bts-2.html http://www.ibama.gov.br/phocadownload/recursos_pesqueiros/guia%20para%20identificao%20de%20peixes%20ornamentais%20marinhos%20-%20ibama.pdf