Papa Agapito II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Agapito II
129º papa
Nascimento Roma, Itália,
905
Eleição 946
Fim do pontificado 955 (50 anos)
Antecessor Marinho II
Sucessor João XII
Listas dos papas: cronológica · alfabética

Agapito II foi um pontífice romano, Papa, pelo período de 946 a 955.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Homem prudente e enérgico, que governou com sabedoria por dez anos. Com este papa, Roma retomou a iniciativa de tratar firmemente com países e soberanos. Em 950 morria em Turim o jovem rei Lotário, filho de Hugo de Provença, dizem os cronistas florentinos, que de febres, dizem os seus contemporâneos mais próximos, que de veneno por obra de Berengário II, marquês de Ivréa. O certo é que Berengário apoderou-se depressa da coroa lombarda e pretendeu que seu filho Adalberto se casasse com Adelaida, rainha viúva de Lotário. Uniria assim, num reino único, o sul da França e o norte da Itália, e ocupada Roma, proclamar-se-ia Imperador. Opôs-se, porém, a jovem viúva Adelaida. Foi então aprisionada numa torre do "Lago de Guarda", de onde fugiu com a ajuda do bispo de Reggio e foi abrigar-se no forte castelo do Conde Azzo de Canossa. De lá foi invocou auxílio do jovem rei germânico Oto I, o qual, com forte exército, desceu à Itália, libertou e desposou Adelaide e foi aclamado rei da Lombardia(951).

Não ousou, entretanto, ir receber a coroa imperial em Roma, onde o papa recusou recebê-lo e onde Alberico, lembrando antigo orgulho romano, rejeitava um imperador "bárbaro". Alberico morreu em 954. Impôs ordem e deu paz ao povo; respeitou a autoridade do Papa, fazendo, porém, cunhar moedas com sua efígie junto à do Pontífice. Cometeu afinal um ato imperdoável: sentindo que ia morrer mandou que o transportassem à basílica de São Pedro e lá obteve de todos o juramento de que elegeriam papa seu filho Otaviano, aós a morte de Agapito!. Assim, depois de uma vida gloriosa, traiu-se o filho de Marózia.

Agapito II morreu em dezembro de 955. O cronista florentino Guy de Passapant teria-lhe dito instantes antes do momento fatal: devia ter vivido muito mais, para o bem de Roma e da Igreja.


Precedido por
Marinho II
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

129.º
Sucedido por
João XII


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.