Papa Calisto I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Papa Calixto I)
 Nota: "Calisto I" redireciona para este artigo. Para o patriarca grego ortodoxo de Constantinopla de mesmo título, veja Calisto I de Constantinopla.
São Calisto I
Santo da Igreja Católica
16° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 217
Fim do pontificado 222 (5 anos)
Predecessor Zeferino
Sucessor Urbano I
Ordenação e nomeação
Papado
Antipapa Hipólito de Roma
Dados pessoais
Nascimento Roma, Itália
165
Morte Roma, Itália
222 (57 anos)
Nome de nascimento Urbanus
Sepultura Catacumba de Calepódio
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas


São Calisto I
Papa Calisto I
Papa
Nascimento 165
Roma
Morte 222
Roma
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 14 de outubro
Portal dos Santos

Calisto (em latim: Callixtus; ca. 155Roma, 222) foi papa de 217 a 222, tendo sucedido ao papa Zeferino. Seu papado aconteceu durante o reinado dos imperadores romanos Heliogábalo e Alexandre Severo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu contemporâneo e inimigo, Hipólito, relata que Calisto foi um jovem escravo negro que era responsável de pegar a coleta de fiéis para ajudar órfãs e viúvas. Calisto perdeu a coleta e fugiu de Roma, mas foi capturado perto do Porto. De acordo com o relato, Calisto pulou de uma ponte para não ser pego, mas foi resgatado e levado de volta ao seu mestre. Ele foi alforriado a pedido de credores na esperança de que recuperassem o dinheiro, mas ele foi preso por ter brigado em uma sinagoga, quando tentou emprestar dinheiro ou receber débitos de alguns judeus.

Após ter sido denunciado como cristão, Calisto foi condenado a trabalhar nas minas da Sardenha. Finalmente, ele foi libertado com outros cristãos, a pedido de Jacinto. Sua saúde estava tão enfraquecida, que seus companheiros enviaram-no para recuperar-se em Âncio, e foi-lhe dada uma pensão pelo Papa Vítor I.

Calisto foi o diácono a quem o Papa Zeferino confiou as catacumbas da Via Ápia, até hoje chamadas de Catacumbas de Calisto.

Seu papado foi marcado com as críticas de ser demasiado indulgente ao administrar o sacramento da penitência, divergência que levou Hipólito de Roma a ser contraposto a ele como antipapa. O motivo da discórdia fora a questão trinitária e a absolvição concedida por Calisto aos pecadores de adultério, homicídio e apostasia, absolvição que antes só era dada uma vez na vida e após uma dura penitência pública, enquanto os reincidentes eram excluídos da comunhão eclesial. De acordo com uma tradição muito antiga, Calisto morreu mártir durante uma rebelião popular no dia 14 de agosto.

Ele foi enterrado no cemitério de Calepódio na Via Aureliana. Seus restos mortais foram levados para Santa Maria in Trastevere no século XIX.[1]

Referências

  1. "Pope Callistus I" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.


Precedido por
Zeferino

Papa

16.º
Sucedido por
Urbano I


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.