Papa Formoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Formoso
111º papa
Nascimento 816, Óstia, Itália
Eleição 6 de Outubro de 891
Fim do pontificado 4 de abril de 896 (80 anos)
Antecessor Estêvão V
Sucessor Bonifácio VI
Listas dos papas: cronológica · alfabética

O Papa Formoso (Óstia, Itália, ca. 816Roma, 4 de abril de 896) foi eleito em 6 de outubro de 891. Morreu em 4 de abril de 896.1

Nasceu em Óstia, Itália. Enquanto era cardeal, foi excomungado por João VIII por ter coroado Arnulfo como rei da Itália - mais tarde foi imperador da Alemanha.

Cronistas franceses atribuem a este papa o parentesco com o futuro papa Romano, dizendo tratarem-se de primos irmãos. A ele se deve a conversão dos búlgaros. Desordens políticas na França, Alemanha e Itália prejudicaram a Igreja, durante o seu pontificado.

Nove meses após a sua morte, o cadáver de Formoso foi exumado da cripta papal para ser julgado perante um Sínodo do Cadáver, presidido por Estêvão VI (que era o papa 113º e o que estava no poder). O papa falecido foi acusado de excessiva ambição pelo cargo papal, e todos os seus atos foram declarados nulos. O cadáver foi despido das vestes pontifícias, e os dedos da mão direita foram amputados. Foi então enterrado em cemitério para estrangeiros, como forma de desonra. Depois, foi novamente exumado, tendo seu corpo jogado no Rio Tibre.

Seu corpo fôra recuperado mais tarde, e, por fim, enterrado na Basílica de São Pedro,como vestes papais, junto a outros pontífices mortos.

Referências

  1. "Death, Hunger, Riots Marked Early Conclaves". The Epoch Times, 17 de abril de 2005

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Estêvão V
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

111.º
Sucedido por
Bonifácio VI


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.