Papa Formoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Formoso
111º papa
Nascimento 816, Óstia, Itália
Eleição 6 de Outubro de 891
Fim do pontificado 4 de abril de 896 (80 anos)
Antecessor Estêvão V
Sucessor Bonifácio VI
Listas dos papas: cronológica · alfabética

O Papa Formoso (Óstia, Itália, ca. 816Roma, 4 de abril de 896) foi eleito em 6 de outubro de 891. Morreu em 4 de abril de 896.[1]

Nasceu em Óstia, Itália. Enquanto era cardeal, foi excomungado por João VIII por ter coroado Arnulfo como rei da Itália - mais tarde foi imperador da Alemanha.

Cronistas franceses atribuem a este papa o parentesco com o futuro papa Romano, dizendo tratarem-se de primos irmãos. A ele se deve a conversão dos búlgaros. Desordens políticas na França, Alemanha e Itália prejudicaram a Igreja, durante o seu pontificado.

Nove meses após a sua morte, o cadáver de Formoso foi exumado da cripta papal para ser julgado perante um Sínodo do Cadáver, presidido por Estêvão VI (que era o papa 113º e o que estava no poder). O papa falecido foi acusado de excessiva ambição pelo cargo papal, e todos os seus atos foram declarados nulos. O cadáver foi despido das vestes pontifícias, e os dedos da mão direita foram amputados. Foi então enterrado em cemitério para estrangeiros, como forma de desonra. Depois, foi novamente exumado, tendo seu corpo esquartejado e jogado no Rio Tibre.

Seu corpo fôra recuperado mais tarde, e, por fim, enterrado na Basílica de São Pedro,como vestes papais, junto a outros pontífices mortos.

Referências

  1. "Death, Hunger, Riots Marked Early Conclaves". The Epoch Times, 17 de abril de 2005

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Estêvão V
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

111.º
Sucedido por
Bonifácio VI


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.