Papa Hormisda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Hormisda.
Hormisda
Santo da Igreja Católica
52° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 20 de julho de 514
Fim do pontificado 6 de agosto de 523 (9 anos)
Predecessor Símaco
Sucessor João I
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Nascimento Frosinone, Império Bizantino
475
Morte Roma, Império Bizantino
6 de agosto de 523 (48 anos)
Nome de nascimento Hormisda
Sepultura Basílica de São Pedro
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Hormisda (em latim: Hormisdas; em grego: Ορμισδας) foi Papa entre 20 de julho de 514 até 6 de agosto de 523,[1] data da sua morte. É considerado santo pela Igreja Católica e o dia que lhe é dedicado é 6 de agosto.[2][3]

Vida[editar | editar código-fonte]

Hormisda fora diácono do Papa Símaco, sucedendo-lhe no pontificado. Era casado (ou viúvo) quando de sua eleição, sendo o pai do futuro Papa Silvério (r. 536–537).[3]

Logo teve de enfrentar a grave situação em que estava envolvida a Igreja de sua época, eliminando primeiramente o cisma laurenciano, provocado pelo Antipapa Lourenço (r. 498–515), eleito contra Símaco. Após a retratação dos seguidores de Lourenço, reintegrou-os em sua função e cuidou, em seguida, da conciliação de outro mais grave, o cisma acaciano, que desde 484 separava a Igreja do Oriente de Roma. Acácio, patriarca de Constantinopla, que tinha o apoio de vários bispos, havia sido excomungado pelo Papa Félix III por ter subscrito o Henótico de Zenão, uma fórmula de fé unitária para todos os súditos do Império Bizantino, em que se aceitavam os concílios de Niceia e de Constantinopla, mas se negava o de Concílio de Calcedônia, afirmando o chamado credo niceno-constantinopolitano.

As negociações entre Hormisda e o imperador do oriente, Anastácio I Dicoro, para pôr fim ao cisma fracassaram; só foi possível chegar a um acordo com o sucessor de Anastácio, Justino I, que, com o patriarca João, aceitou e subscreveu a fórmula de fé de Hormisda (Formula Hormisdae) em 519. Por outro lado, foi intensa a atividade de Hormisda no ocidente, onde reorganizou a Igreja da Espanha após a invasão dos visigodos.

Entre as suas decisões, a proibição da compra do cargo de bispo com privilégios e donativos foi marcante, pelo fim da simonia que muitas vezes maculou a própria escolha do Papa. Durante seu pontificado, São Bento fundou a famosa ordem que leva seu nome.

Calendário cristão[editar | editar código-fonte]

No ano de 525, Hormisda encarregou a Dionísio, o Pequeno, astrônomo de origem cita e abade de um monastério romano, de estabelecer como o primeiro ano da Era Cristã aquele do nascimento de Jesus.

Os cálculos então realizados por Dionísio, como depois se comprovou, erraram por cerca de seis anos por haver equivocadamente datado o reinado de Herodes, o Grande, deduzindo haver Jesus nascido no ano 753 da Fundação de Roma, quando na verdade isto se deu em 748.

Hagiografia[editar | editar código-fonte]

Santo Enódio, bispo de Pavia, profetizara que o então diácono Hormisda um dia seria Papa. Apesar de pouco se saber sobre a sua vida longe da religião, foi considerado Santo por seus feitos notáveis, trazendo harmonia ante as divisões que ameaçavam a Igreja Romana.

É retratado, na arte, junto a um camelo. É o santo protetor dos tratadores de animais de estrebaria (palafreneiros e cavalariços) e o dia que lhe é dedicado é o 6 de agosto.

Referências

  1. «Todos os papas da história - Terra - O Novo Papa». noticias.terra.com.br. Consultado em 31 de julho de 2019 
  2. Infopédia. «Artigo de apoio Infopédia - S. Hormisdas». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 31 de julho de 2019 
  3. a b P, MCBRIEN, Richard. Papas (Os). [S.l.]: LOYOLA. p. 89. ISBN 9788515019137 
Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Precedido por
Símaco

Papa

52.º
Sucedido por
João I



O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Papa Hormisda