Papa Inocêncio X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Inocêncio X
236º papa
Brasão pontifical de Inocêncio X
Nome de nascimento Giovanni Battista Pamphilj
Nascimento Roma, Itália,
6 de maio de 1574
Eleição 15 de Setembro de 1644
Fim do pontificado 7 de janeiro de 1655 (80 anos)
Antecessor Urbano VIII
Sucessor Alexandre VII
Listas dos papas: cronológica · alfabética

O Papa Inocêncio X, nascido Giambattista Pamphili, também grafado Pamphilj (Roma, 6 de maio de 1574Roma, 7 de janeiro de 1655) foi Papa de 15 de setembro de 1644 até à data da sua morte. Grande estadista, foi eleito com 49 votos entre os 55 votantes, apesar da franca e agressiva oposição do Cardeal Jules Mazarin. Tomou na eleição o nome de Inocêncio X, altura em que já contava com 70 anos de idade. A festa de sua coroação foi grandiosa pela rivalidade de festejos entre os embaixadores espanhol e francês. Este até fez correr "fontes de puro vinho" ao povo romano. Inocêncio X concedeu demasiada influência à família de seu irmão, e a sua cunhada Olimpia Maidalchini parece ter se aproveitado do pontífice por conta disso, assumindo a verdadeira liderança do estado e da Igreja.

O Ano Santo de 1650 foi celebrado com Luís XIV. Também o embaixador de Espanha visitou Roma com trezentas carruagens douradas, cada uma com um séquito de dezenas de cavaleiros, lacaios etc.

Inocêncio X protestou contra certas cláusulas do Tratado de Vestefália (1648) que pôs fim à arrasadora guerra dos Trinta Anos na Alemanha, mas que sancionou na prática, o princípio "cuius regio eius religio", obrigando os súditos a adotar a religião do príncipe a que estavam submetidos. Na Inglaterra, o rei Carlos I era decapitado, 1649, sob as ordens do ditador Oliver Cromwell, o qual, puritano fanático, devastou a Irlanda católica em 1653. Na França e na Bélgica disputava-se sobre o livro "Augustinus" de Cornélio Jansen, bispo de Ypres, defendido por Pascal, Arnaul e Madre Angélica do convento de Port-Royal. Inocêncio condenou esta heresia, "jansenista".

Embelezou muito a cidade eterna de Roma, utilizando-se de inúmeros artistas de valor, apoiando-os com o seu mecenato.

Morreu aos 81 anos de idade, em 14 de janeiro de 1655. Seus parentes, a quem ajudara muito, ironicamente nada quiseram gastar com seu funeral. Mais tarde, um filho do seu sobrinho erigiu-lhe um belíssimo sepulcro na igreja de Santa Inês.


Precedido por
Urbano VIII
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

236.º
Sucedido por
Alexandre VII


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.