Papa Marcelo II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcelo II
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Fim do pontificado 1 de maio de 1555 (21dias)
Predecessor Júlio III
Sucessor Paulo IV
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

O Papa Marcelo II nascido Marcello Cervini (Montefano, 6 de Maio de 1501 - Roma, 1 de Maio de 1555) foi Papa entre 9 de Abril de 1555 e a data da sua morte, ocorrida poucos dias depois. Juntamente com o Papa Adriano VI, foi um dos dois papas que mantiveram seu nome de batismo após a eleição.

Humanista famoso [1] , amigo de cientistas e homens cultos. Bispo em 1539, presidiu à Comissão para a Reforma Eclesiástica. Acompanhou o Papa a Luca quando este foi falar com o Imperador Carlos V de Habsburgo. Foi um dos legados papais ao Concílio de Trento, em oposição às pretensões do imperador.

No seu curtíssimo pontificado, procurou juntar todos os documentos necessários para conduzir a reforma da Igreja com os máximos rigor e rapidez. Deu aos pobres o dinheiro que se gastaria com a festa da sua eleição. Combateu o nepotismo e a alienação de bens do estado papal para fins privados. A sua morte, provavelmente causada pela sua constituição débil e pela fadiga acumulada ao fim de 21 dias de pontificado, atrasou a reforma.

O seu papado terá coincidido com a visita a Roma do primeiro japonês a visitar a Europa, Bernardo, o japonês.

Giovanni Pierluigi da Palestrina compôs em sua homenagem uma Missa, que é uma das obras mais famosas da história da Música Sacra

Ver também

Referências

  1. «Papa Marcelo II». Ufcq.edu.br 

Precedido por
Júlio III

Papa

222.º
Sucedido por
Paulo IV


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.