Papa Melquíades

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Melquíades
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Fim do pontificado 2 de janeiro de 314 (44 anos)
Predecessor Eusébio
Sucessor Silvestre
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

São Melquíades (em grego: Μελχιάδης ὁ Ἀφρικανός), também conhecido por Milcíades, Miltíades ou Melquíadas, foi Papa entre 2 de julho de 311 até 10 de janeiro de 314[1].

Vida e obras

Sucessor de Santo Eusébio, Melquíades era natural de África - talvez um berbere - e assumiu o trono pontifício em Roma em 311, após o imperador Magêncio ter exilado Eusébio para a Sicília. Durante seu pontificado, em outubro de 312 dC, Constantino derrotou Magêncio e assumiu o controle de Roma. Constantino presenteou o papa com o Palácio laterano, que se tornou a residência papal e sede do governo cristão. Logo no início de 313 dC, Constantino e seu companheiro imperador Licínio chegaram a um acordo no Édito de Milão, indicando que eles iriam garantir a liberdade religiosa aos cristãos (e outras religiões) e restaurar as propriedades eclesiásticas[2].

Morte

Também em 313 dC, Melquíades presidiu um Sínodo Laterano em Roma que inocentou Cecílio e condenou Donato Magno como um cismático (veja Donatismo). Ele foi então convidado para o Concílio de Arles, mas morreu antes de poder participar[2].

Legado

O Liber Pontificalis, compilado a partir do século V dC, atribuiu a introdução de diversos costumes posteriores à Melquìades, incluindo a abstenção do jejum às quintas e domingos, embora os estudiosos atualmente acreditem que estes costumes já existiam no tempo dele.

No século XIII dC, a festa de São Melquíades (como ele então chamado) foi criada, com a classificação incorreta de mártir, no Calendário Romano para ser celebrada em 10 de dezembro. Em 1969, ela foi removida deste calendário de celebrações litúrgicas obrigatórias [3] e sua festa foi transferida para o dia de sua morte, 10 de janeiro, com seu nome modificado para Miltíades e sem a indicação de mártir[4].

Referências

  1. Annuario Pontificio 2008 (Libreria Editrice Vaticana
  2. a b Chisholm, Hugh, ed. (1911). «Melchiades». Encyclopædia Britannica (em inglês) 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. (atualmente em domínio público) 
  3. Calendarium Romanum (em inglês). [S.l.]: Libreria Editrice Vaticana. 1969. 148 páginas 
  4. Martyrologium Romanum (em inglês). [S.l.]: Libreria Editrice Vaticana. 2001. ISBN 88-209-7210-7 

ligações externas


Precedido por
Eusébio

Papa

32.º
Sucedido por
Silvestre I


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Papa Melquíades