Papa Pio IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pio IV
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Fim do pontificado 9 de dezembro de 1565 (5 anos)
Predecessor Paulo IV
Sucessor Pio V
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Papa Pio IV, nascido Giovanni Angelo de Medici (Milão, 31 de março de 1499Roma, 9 de dezembro de 1565), foi Papa de 25 de Dezembro de 1559 até a data da sua morte, foi consagrado no dia 6 de Janeiro de 1560. Sepultado na igreja de S. Maria dos Anjos, em Roma. Sua eleição representou uma solução de compromisso entre pressões da França e da Espanha.

Nasceu de pais modestos, nem pertencia ao ramo principal da família, mas adotou seu brasão. Descenderia de um Paulo de Médici, chamado Porolo, morto em 27 de outubro de 1340, decurião (Decurione) de Milão 1335 e 1340. Alguns historiadores consideram este Paulo membro da família de Florença; para outros, não há provas suficientes disso. O papa teve um irmão mais velho, João Jaime ou Gian Giacomo (nascido cerca 1497 - 8 de Novembro de 1555, sepultado em Milão no Mausoleo Mediceo nel Duomo) chamado "il Meneghino", que foi famoso general ao serviço da Espanha na batalha de Mühlberg, e combatente na Itália, França e Bélgica, cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro 1555, feito primeiro Marquês de Marignano em 28 de Março de 1528 (confirmado por diploma imperial de 31 de Outubro de 1528 e do Duque de Milão em 1 de Março de 1532), Marquês de Musso e Lecco, Senador de Milão 25 de Março de 1550. Este irmão casou em 1545 com Marzia Orsini (1515 - 13 de Agosto de 1548 Frascarolo), filha de Ludovico Conde de Pitigliano e de Giulia Orsini, viuva de Livio Attilio d’Alviano.

Arcipreste de Mazzo e Protonotário Apostólico, Prelato Doméstico, foi Governador de Ascoli, Città di Castello, Fano, Parma, Ancona e Perugia, Comissário Geral na Áustria, Hungria e Polônia, arcebispo de Ragusa em 1546, Vice-Legado em Bolonha 1547. Escolhido Cardeal em 8 de abril de 1549. Foi Legato ad latere 1551, Bispo de Cassano al Ionio 1553.

Contaminado pelo nepotismo, mudou a política anti-imperial do Papa anterior, Paulo IV e conseguiu concluir o concílio de Trento (1562-1563) cujos decretos começaram a ser aplicados nos últimos dois anos de seu pontificado. Publicou um novo Índice de Livros Proibidos em 1564 e reformou o Sacro Colégio. A pedido do imperador, permitiu a Eucaristia sob as duas espécies a alemães, austríacos e húngaros em 1564 para frear o avanço do protestantismo. Fracassou porem esse seu intento no leste da Alemanha, França e Inglaterra, embora se abstivesse de excomungar a Rainha Elizabeth I. Condenou a simonia.

Brasão

  • Descrição: Escudo eclesiástico de jalde com cinco arruelas de goles postas: 2,2 e 1; acompanhadas em chefe de uma arruela maior de blau carregado com três flores de lis de jalde postas: 2 e 1. O escudo está assente em tarja branca. O conjunto pousado sobre duas chaves decussadas, a primeira de jalde e a segunda de jalde, atadas por um cordão de goles, com seus pingentes. Timbre: a tiara papal de argente, com três coroas de jalde. Quando são postos suportes, estes são dois anjos de carnação, sustentando cada um, na mão livre, uma cruz trevolada tripla, de jalde.
Brasão pontifício de Pio IV
  • Interpretação: O escudo obedece às regras heráldicas para os eclesiásticos. Nele estão representadas as armas familiares do pontífice, os Medici, já presentes no brasão de Leão X e Clemente VII e que estarão também presentes no brasão de Leão XI. O campo de jalde (ouro) simboliza: nobreza, autoridade, premência, generosidade, ardor e descortínio. As arruelas são círculos de esmalte que para alguns autores representam a sorte, por imitarem a face de um dado; para outros representam um plano de corte de um tronco de árvore e ainda a matéria prima que pode ser comercializada e transformada em moeda. As arruelas de goles (vermelho), também ditas “guses”, representam, por seu esmalte, valor, empreendimento, ousadia e ainda o fogo da caridade inflamada no coração do Soberano Pontífice pelo Divino Espírito Santo, que o inspira diretamente do governo supremo da Igreja, bem como valor e o socorro aos necessitados, que o Vigário de Cristo deve dispensar a todos os homens. A arruela de blau (azul), também dita “heurte”, carregada de três flores-de-lis, são o símbolo da Casa Real da França, á qual se ligou a Casa de Médici. Os elementos externos do brasão expressam a jurisdição suprema do papa. As duas chaves "decussadas", uma de jalde (ouro) e a outra de argente (prata) são símbolos do poder espiritual e do poder temporal. E são uma referência do poder máximo do Sucessor de Pedro , relatado no Evangelho de São Mateus, que narra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Pedro: "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu" (Mt 16, 19). Por conseguinte, as chaves são o símbolo típico do poder dado por Cristo a São Pedro e aos seus sucessores. A tiara papal, usada como timbre, recorda, por sua simbologia, os três poderes papais: de Ordem, Jurisdição e Magistério, e sua unidade na mesma pessoa.

Ver também


Precedido por
Paulo IV

Papa

224.º
Sucedido por
Pio V


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.