Papagaio-cinzento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPapagaio-cinzento
Psittacus erithacus -perching on tray-8d.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae
Género: Psittacus
Espécie: P. erithacus
Nome binomial
Psittacus erithacus
Lineu, 1758

O papagaio-cinzento ou papagaio-do-congo (Psittacus erithacus) é um papagaio africano, de plumagem predominante cinzenta e cauda vermelha, comum em diversas partes do mundo como animal de estimação, denominado entre o povo Yòrubá de odíde.

São animais frugívoros (se alimentam de frutas), sementes, grãos e adoram nozes. Há também a ração comercial específica mais indicada para sua criação em cativeiro que, somadas às frutas, legumes, e alguns grãos, como o girassol, constituem uma alimentação balanceada.

São muito apreciados como animais de estimação, por serem dotados de surpreendente inteligência. São muito falantes e excelentes imitadores de sons.

As fêmeas põem de 2 a 4 ovos, que são chocados pela mesma. O período de incubação dos ovos é de, aproximadamente, 28 dias. Seu peso varia de 400 a 500 g atingindo cerca de 33 a 40 cm e sua expectativa de vida é de 70 anos.

É uma ave com grande facilidade de imitar sons, em especial por associação, ou seja, costuma repetir o segundo som, que é consequência do primeiro. Um exemplo clássico é o fato de quando tocar o telefone ele repetir a palavra "alô", ao invés de imitar o som do toque do aparelho.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.