Psittacula bensoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPsittacula bensoni
Jacht op dodo's door Willem van West-Zanen uit 1602.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EX pt.svg
Extinta  (1764) (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Psittacula
Espécie: P. bensoni
Nome binomial
Psittacula bensoni
(Holyoak, 1973)
Distribuição geográfica
Mauritius island location.svg

O papagaio-cinzento-da-maurícia (português europeu) ou papagaio-cinzento-de-maurício (português brasileiro) (Psittacula bensoni) é uma espécie extinta de ave da família Psittacidae. Endêmica da ilha Maurício, parte das ilhas Mascarenhas no oeste do oceano Índico. Tradicionalmente era conhecida como Lophopsittacus bensoni, entretanto, a espécie está morfologicamente relacionada com a Psittacula eupatria, sendo reclassificada no gênero Psittacula.

Provavelmente formava grupos, pelo que é descrito por visões antigas desta espécie. É provável que esta espécie tivesse estruturas para um voo pobre, mas não era incapaz de voar. Os hábitos alimentares também são desconhecidos, e é provável que encontrasse comida no chão (como seu parente, o papagaio-de-bico-largo, também extinto), à base de sementes e outras matérias vegetais.

Esta espécie sobreviveu até a segunda metade do século XVIII. É certamente uma das espécies descritas por escrivães da antiguidade, tendo sido provada sua existência em 1973 quando Holyoak descreveu esta espécie a partir de fragmentos ósseos encontrados em cavernas próximas à Port Louis, Maurícia, e certamente era o pequeno papagaio cinzento descrito por numerosos escrivães do passado.

No entanto, vários investigadores consideram os exemplares desta espécie apenas como as fêmeas da espécie Lophopsittacus mauritianus ou papagaio-bico-largo, também extinta nesta mesma ilha, uma vez que as suas características morfológicas eram muito semelhantes.

ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BirdLife International (2012). "Lophopsittacus" bensoni (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 Versão 2. Página visitada em 16 de novembro de 2014.