Papel alcalino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Papel. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Papel|{{subst:DATA}}}}.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O papel é composto por fibras celulósicas e aditivos químicos que conferem a ele características especiais e necessárias para dadas aplicações, entre eles podemos citar a colagem que auxiliam na colagem interna do papel, dificultando assim a penetração de líquidos. Também existem agentes de colagem superfícial que combinado com a colagem interna potencializa o efeito do papel em não absorver água.

Um papel é considerado alcalino quando a colagem interna do papel é efetuada em meio alcalino, na faixa de pH 7,5 a 8,5, geralmente com adição de cola ASA (Anidrido Alquenil Succínico) ou então cola AKD (Dímero Alquil Ceteno). Os papéis de colagem alcalina utiliza como carga mineral o carbonato de cálcio, tanto o natural quanto o precipitado.

A colagem interno do papel é determinante para que durante a impressão gráfica não ocorra a migração da tinta para o interior do papel, porém, um papel muito colado quando impresso pode demandar maior tempo para que a tinta seque.

Principais vantagens do papel alcalino[editar | editar código-fonte]

  • Maior brancura
  • Menor higroexpansividade
  • Melhor acabamento superfícial
  • Melhor resistência mecânica

Ver também[editar | editar código-fonte]