Papel mata-borrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Papel mata-borrão em rolo

Papel Mata-borrão é um tipo de papel muito absorvente. É usado para absorver o excesso de substâncias líquidas, tal como tinta ou óleo da superfície do papel de escrita ou outros objectos. É também utilizado como uma ferramenta de beleza para absorver o excesso de óleo da pele.

Fabricação[editar | editar código-fonte]

O papel mata-borrão pode ser fabricado a partir de diferentes materiais, variando a sua espessura, suavidade consoante a aplicação desejada. Na sua grande maioria é feito a partir de fibras de Algodão em máquinas de papel especiais

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Escrita[editar | editar código-fonte]

A maior utilização do papel mata-borrão foi como absorvente de tinta, quando se usava penas ou canetas de tinta-permanente na escrita. O papel era usado no final da escrita de uma carta ou documento para absorver o excesso de tinta que ainda não tinha secado ou quando sucedia um derrame para evitar o alastramento da nódoa.

As folhas de papel mata-borrão, tanto em folhas individuais, ou agregadas numa peça oscilante faziam parte do típico material de escritório até ao final dos anos setenta.

Papel mata-borrão com LSD – Arte blotter

Análises químicas[editar | editar código-fonte]

O papel mata-borrão é usado em análises químicas como fase estacionária em cromatografia de camada fina. Este tipo de papel é fabricado a partir de algodão limpo.

Drogas[editar | editar código-fonte]

Certas drogas, principalmente o LSD são distribuídas em papel mata-borrão. Neste caso a droga, em solução líquida, é absorvida pelo papel mata-borrão, o qual é cortado em doses individuais aos quadrados e distribuída aos consumidores.

Cosmética[editar | editar código-fonte]

O papel mata-borrão é vendido como um produto de beleza para manter a saúde da pele, As companhias que o fabricam sugerem que o mesmo "melhora a saúde da pele removendo o excesso de óleo que pode levar ao entupimento dos poros e borbulhas".[1] Este tipo de aplicação do papel mata-borrão é originária do Japão e é conhecida pelo seu nome japonês, Aburatorigami.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [www.tatcha.com Skin Health Benefits] (em en).