Papismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auto da fé na Inquisição: uma das faces sombrias do papismo.

Papismo e papista são termos, geralmente depreciativos, utilizados para categorizar os católicos romanos. Foram criados pelos protestantes ingleses como referência à soberania do papa sobre os cristãos e para nomear os que respeitavam esta ascendência. O termo se tornou muito popular, particularmente entre os anglicanos e presbiterianos, e ainda é muito utilizada correntemente, particularmente na expressão "mais papista do que o papa" (para indicar alguém conservador ao extremo).[1]

Alguns estudiosos do tema, como o historiador protestante britânico Arthur Noble, definem o papismo de forma ainda mais dura:

O papismo é a mais crassa manifestação da idolatria e quanto mais estreitamente uma nação o abraça, mas ela se distancia das leis divinas; pois Roma é a inimiga maior da Bíblia, a extintora máxima da luz do Evangelho e a principal agente da escravidão da mente humana e usurpadora da soberania do Deus Todo Poderoso. É de esperar, portanto, que a comunhão com Roma seja, não apenas a principal catalisadora no declínio de qualquer nação cristã, como a responsável pelo pecado maior, pelo qual Deus tem julgado todas as nações.[2]

Na literatura[editar | editar código-fonte]

Jonathan Swift (1667-1745) autor de Gulliver's Travels, usou freqüentemente a expressão papista em sua obra satírica Uma Modesta Proposta, na qual propõe que crianças irlandesas sejam vendidas como alimento para os abastados donos de terras ingleses, contendo assim a explosão populacional e reduzindo a miséria que grassava naquele país.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Carlos Marinheiro (08-09-2009). Ciberdúvidas da Língua Portuguesa: O significado da expressão «ser mais papista que o papa». Página visitada em 20-04-2014.
  2. Making void the Law of God por Arthur Noble em EIPS. Acessado em 15 de dezembro de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.